Tem alguma sugestão de reportagem? Mande para a redação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início nesta terça-feira (5) à edição de 2026 do Maio Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre segurança no trânsito. Com o tema "No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas", a iniciativa tem como objetivo mobilizar motoristas e pedestres para reduzir acidentes, mortes e feridos nas rodovias brasileiras.

Dados reforçam necessidade de ações

Para o diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira, os números de acidentes demonstram a importância de campanhas de conscientização aliadas à fiscalização. "Cada sinistro é um alerta de que ainda há muito a ser feito", afirmou o dirigente.

Oliveira destacou que a redução de mortes nas rodovias federais em 2025 mostra que políticas de prevenção podem trazer resultados concretos.

"O Maio Amarelo não é apenas um marco no calendário institucional, mas um momento de mobilização e reforço de ações que ocorrem durante todo o ano", completou.

Voltar ao início.

Ministro destaca investimentos permanentes

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, participou do lançamento da campanha e enfatizou que a segurança viária depende de investimentos constantes e mudança de comportamento.

Cacique Raoni internado em Sinop com hérnia diafragmática

"Vamos continuar investindo em tecnologia, inteligência policial e ações estruturantes de prevenção e fiscalização", declarou.

Segundo o ministro, segurança viária representa antes de tudo uma política de Estado que requer compromisso contínuo. "Segurança viária é, antes de tudo, uma política de Estado", reforçou Lima e Silva durante o evento.

Voltar ao início.

Educação como estratégia de longo prazo

O governo federal pretende ampliar a presença de conteúdos sobre trânsito na educação básica, em parceria com o Ministério da Educação. A medida busca promover mudanças culturais e reduzir comportamentos de risco entre futuros motoristas.

O ministro da Justiça ressaltou a importância da educação como estratégia de longo prazo para transformar a cultura do trânsito brasileiro. A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo para criar hábitos mais seguros desde a infância.

A campanha Maio Amarelo ocorre anualmente e mobiliza diversos setores da sociedade civil, órgãos públicos e empresas em torno da causa da segurança viária. A expectativa é que as ações desenvolvidas ao longo do mês contribuam para reduzir os índices de acidentes nas estradas do país.

Voltar ao início.

Comentários (0)

Entre na sua conta para comentar.

Entrar

Carregando comentários…