O programa Voa Brasil oferece passagens aéreas por até R$ 200 para aposentados
O programa Voa Brasil, do governo federal, já comercializou cerca de oito mil voos com passagens a preços acessíveis, desde o seu lançamento no final de julho. Essa quantidade corresponde a cerca de 0,26% dos três milhões de bilhetes disponibilizados, nessa fase inicial, para 23 milhões de aposentados do INSS, sem restrição de faixa de renda e que não tenham viajado nos últimos 12 meses.
Expansão das vendas e parcerias
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), responsável pelo programa, afirmou que os números de vendas de bilhetes estão em ascensão, com mais de 100 mil acessos na plataforma até o momento. O Voa Brasil é uma parceria entre o MPor e as principais companhias aéreas do Brasil, sem custos para o governo federal.
Principais destinos e movimentação
O programa oferece mais de 500 opções de trechos para mais de 60 cidades brasileiras. Com 44% das passagens vendidas concentradas na região Sudeste e 41% no Nordeste, destinos como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Salvador e Brasília se destacam. Aeroportos como Guarulhos, Congonhas, Galeão, Petrolina, Vitória da Conquista e Caxias do Sul são alguns dos terminais com alta procura.
Contribuição para a aviação civil
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressalta que o Voa Brasil contribui para ampliar a oferta de voos e de passageiros no setor aéreo, proporcionando oportunidades de viagens e reencontros. A expectativa é incluir mais de 1,5 milhão de turistas na aviação, em sua primeira fase.
Como comprar e benefícios
Os aposentados do INSS interessados podem acessar o site oficial do programa para conferir as ofertas de passagens aéreas. A compra é realizada no portal Gov.Br com uma conta ouro ou prata. É recomendado buscar voos para cidades próximas, em datas alternativas e planejar com antecedência. As passagens incluem uma bagagem de mão de até 10 quilos e uma bolsa ou mochila pequena.
Segunda etapa do programa
O Ministério planeja lançar a segunda etapa do Voa Brasil no primeiro semestre de 2025, com a inclusão de estudantes de instituições de ensino público. O objetivo é ampliar o acesso ao programa para diversos segmentos da população brasileira, como os alunos do Pronatec e Prouni.