TSE enviará representantes para acompanhar eleições na Venezuela
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta terça-feira (17) que irá enviar dois representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, que estão agendadas para o dia 28 deste mês. Esta ação visa garantir a transparência e lisura do pleito no país vizinho.
Missão do Tribunal
Os servidores Sandra Damiani e José de Melo Cruz, especialistas em sistemas eleitorais, foram escolhidos pelo TSE para fazer parte da missão que irá acompanhar de perto as eleições. O convite foi feito pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela e prontamente aceito pela Corte Eleitoral brasileira no início deste mês.
Prática do TSE
O envio de ministros ou servidores do tribunal para acompanhar pleitos em países estrangeiros é uma prática comum do TSE. Além disso, o órgão também recebe delegações internacionais durante as eleições municipais e presidenciais no Brasil, contribuindo para o intercâmbio de experiências e boas práticas eleitorais.
Eleições na Venezuela
No cenário político venezuelano, o atual presidente Nicolás Maduro está na corrida pela reeleição. No entanto, ainda não foram divulgadas informações sobre os demais candidatos que irão participar do pleito. O país tem sido alvo de críticas internacionais devido a denúncias de prisões de opositores e restrições à liberdade da população, da imprensa e de observadores estrangeiros nos últimos dias.
Governo Maduro
Nicolás Maduro assumiu a presidência da Venezuela em 2013, após a morte de Hugo Chávez, seu antecessor e líder da chamada Revolução Bolivariana. Desde então, o país tem enfrentado uma profunda crise política, econômica e social, o que tem gerado instabilidade e protestos por parte da população.