Inflação dos alimentos preocupa governo, mas aumento de juros não é solução
A inflação dos alimentos provocada pelo prolongamento da seca preocupa o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em declaração realizada nesta quarta-feira (11), ele destacou que a situação é um motivo de preocupação devido aos efeitos do clima sobre os preços dos alimentos e energia. No entanto, Haddad ressaltou que o problema não pode ser enfrentado por meio do aumento de juros pelo Banco Central (BC).
Na próxima semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reunirá para definir a Taxa Selic. Atualmente em 10,5% ao ano, a taxa pode ser elevada para conter as pressões inflacionárias, causadas pela alta do dólar e pelo aquecimento do mercado de trabalho nos últimos meses.
Projeções e decisões do governo
De acordo com o boletim Focus, que é uma pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo Banco Central, os analistas de mercado projetam uma elevação de 0,25 na Selic na próxima reunião do Copom. Os especialistas acreditam que a taxa encerrará o ano em 11,25% ao ano. Haddad afirmou que o Banco Central está preparado tecnicamente para tomar a melhor decisão e que aguardará a reunião do Copom da semana que vem.
A divulgação de que a inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou negativa em 0,02% em agosto reduziu as pressões para um reajuste maior na próxima reunião. Apesar da deflação em agosto, a expectativa é que a bandeira vermelha na conta de luz possa impactar a inflação nos próximos meses.
Projeção do PIB para 2024
Em relação ao crescimento da economia, o ministro Haddad destacou que o Ministério da Fazenda deve elevar para acima de 3% a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2024. Ele ressaltou que a projeção está bastante consistente e terá um impacto positivo na economia do país. Na semana passada, o IBGE divulgou que o PIB avançou 1,4% no segundo trimestre em relação ao trimestre anterior, e 3,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os resultados estão acima do esperado pelo mercado.