Supremo Tribunal Federal é afetado por apagão cibernético global
Interrupção nos serviços eletrônicos durante a madrugada
O Supremo Tribunal Federal (STF) foi mais uma das instituições afetadas pelo apagão cibernético que derrubou sistemas de informática em todo o mundo. De acordo com a Corte, a interrupção dos serviços eletrônicos ocorreu durante a madrugada desta sexta-feira (19). No entanto, por volta das 7h, o site do Supremo foi restabelecido e os sistemas judiciais foram retomados.
CrowdStrike assume responsabilidade pelo incidente
A empresa de segurança cibernética CrowdStrike divulgou uma nota assumindo a responsabilidade pelo apagão que afetou diversas empresas e serviços em vários países. De acordo com George Kurtz, CEO da empresa, o problema foi identificado, isolado e uma correção foi implementada. A causa do incidente está relacionada a uma atualização de conteúdo para computadores com sistema operacional Windows, da Microsoft, ligados ao sensor Falcon. Isso faz com que o computador trave e apresente a temida “tela azul da morte”, indicando problemas na máquina.
Impacto em diversos setores no Brasil
Além do Supremo Tribunal Federal, outros setores no Brasil foram afetados pelo apagão cibernético, incluindo sistemas de aeroportos, hospitais e bancos. A repercussão do incidente evidencia a vulnerabilidade dos sistemas eletrônicos e a importância da segurança cibernética em um mundo cada vez mais conectado.