Pix Automático: Lançamento previsto para junho de 2025
O Banco Central definiu que o lançamento do Pix Automático para a população ocorrerá no dia 16 de junho de 2025. A nova data foi divulgada na Resolução BCB N° 402, publicada no site da instituição.
Facilidades do Pix Automático
A autoridade monetária prevê que o Pix Automático facilitará cobranças recorrentes, a modalidade em que o usuário paga periodicamente por um produto ou serviço, aumentando a eficiência desse tipo de cobrança. Empresas de diversos tamanhos e setores poderão utilizar o Pix Automático como forma de recebimento, incluindo concessionárias de serviços públicos, escolas, academias, planos de saúde e empresas do setor financeiro.
Vantagens para as empresas
Com a implementação do Pix Automático, o Banco Central estima que as empresas que adotarem essa modalidade de pagamento conseguirão reduzir os custos de cobrança, uma vez que não será necessário estabelecer convênios bilaterais, como no débito em conta, e utilizará a infraestrutura já existente do Pix. Além disso, a redução da inadimplência é apontada como outra vantagem, já que os pagamentos estarão programados na conta do cliente.
Procedimentos para empresas e pagadores
Segundo a resolução, o prestador de serviços precisará informar os detalhes da cobrança ao solicitar a autorização do Pix Automático. O pagador, por sua vez, terá a garantia de que a modalidade será gratuita e trará mais comodidade como alternativa de pagamento recorrente.
Autorização e funcionalidades do Pix Automático
O pagador deverá conceder autorização prévia e específica, uma única vez, para um pagamento recorrente, por meio do aplicativo da instituição financeira. Após essa autorização, os valores serão debitados periodicamente da conta do pagador, conforme a instrução de pagamento. O cancelamento ou alteração da autorização poderá ser feito unilateralmente a qualquer momento pelo pagador.