Tem alguma sugestão de reportagem? Mande para a redação
Um plano para melhorar a educação indígena em Roraima foi apresentado neste sábado (23/5) durante encontro com lideranças. O governador Soldado Sampaio detalhou medidas para escolas e infraestrutura nas comunidades.
Entre as ações previstas estão a revitalização de unidades educacionais e a construção de escolas emergenciais em áreas de difícil acesso. O governo estadual busca recursos para reformas, ampliações e novas edificações.
Sampaio destacou que muitas escolas nunca foram finalizadas.
"Existem escolas que nunca foram concluídas e alunos tendo aula em tapiri, debaixo de árvores e em espaços improvisados. Isso mostra o abandono da infraestrutura nas comunidades indígenas e precisa ser enfrentado com urgência", afirmou.
O também mencionou investimentos na qualificação de professores indígenas.
"Já reconhecemos a estabilidade dos professores indígenas. Agora queremos investir na qualificação continuada desses profissionais e fortalecer a gestão escolar nas comunidades", disse.
Demandas apresentadas
As lideranças indígenas levaram ao encontro pedidos relacionados a estradas, transporte escolar, merenda e assistência em saúde. Participaram do café da manhã Thelma Taurepang, o tuxaua Vitalino Ingaricó e o presidente do Conselho do Povo Indígena Ingarikó (Coping), Leandro Luiz Ingaricó.
O presidente do Coping relatou dificuldades históricas na educação da região Ingaricó.
"Hoje trouxemos essa demanda porque nossos alunos precisam de estrutura e educação de qualidade. Fiquei feliz em ouvir que o governador pretende construir escolas", declarou.
Este encontro reforça o diálogo mantido por Sampaio com comunidades indígenas desde o início da gestão. Recentemente, o governador recebeu 85 lideranças dos territórios Raposa Serra do Sol, São Marcos e de comunidades urbanas de Roraima.
Comentários (0)
Entre na sua conta para comentar.
EntrarCarregando comentários…














