Tem alguma sugestão de reportagem? Mande para a redação

Um mutirão de combate ao Aedes aegypti mobilizou agentes de saúde e moradores do bairro 13 de Setembro em Boa Vista neste sábado. A iniciativa da prefeitura atende regiões com maiores índices de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O primeiro Levantamento Rápido de Índices deste ano apontou 6,9% de focos na capital, situação classificada como de alto risco. No 13 de Setembro, o percentual chegou a 13%, o que motivou a ação intensiva.

Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde percorreram ruas realizando vistorias em residências. Eles eliminaram criadouros potenciais e orientaram sobre prevenção.

Estratégia de combate

Pedro Siqueira, superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiente, explicou que o mutirão segue protocolo do Ministério da Saúde para áreas críticas.

"O protocolo do Ministério da Saúde orienta que, diante de índices elevados, sejam promovidas ações mais intensivas nos bairros com maior risco. Por isso, estamos promovendo esse mutirão para eliminar focos do mosquito e conscientizar a população sobre a importância da prevenção", afirmou.

As visitas ocorrem aos sábados para ampliar o acesso às residências.

SINTER convoca professores com direito ao Abono Permanência em Roraima

"Muitas pessoas trabalham durante a semana e acabam não estando em casa quando os agentes passam. Aos sábados, conseguimos ampliar esse acesso e tornar a ação mais efetiva", completou.

Francisca Pinheiro de Souza, moradora do 13 de Setembro, recebeu a equipe e elogiou a iniciativa.

"Eu acho esse trabalho maravilhoso. Sempre recebo os agentes e faço questão que olhem tudo. A gente precisa fazer a nossa parte, porque não adianta apenas um morador cuidar e o outro não", disse.

Ela acrescentou sobre os cuidados necessários:

"Água acumulada traz mosquito, carapanã e várias doenças. Então, a gente precisa ter esse cuidado dentro de casa"

Voltar ao início.

Cronograma e recuperação

O mutirão continua nos próximos sábados em bairros prioritários. No dia 30 de maio, a ação ocorre em Pedra Pintada e Said Salomão. Em 13 de junho, será a vez do São Vicente, e em 20 de junho, Araceli e Bela Vista recebem as equipes.

Nos dias 20 e 27 de junho, além de 4 de julho, os agentes retornarão a imóveis fechados durante visitas anteriores. A recuperação de pendências abrange Alvorada, Asa Branca, Caranã, Cauamé, Cidade Satélite, Dr. Silvio Leite, Jardim Equatorial, Jóquei Clube, Nova Cidade, Raiar do Sol, Santa Tereza, Senador Hélio Campos, Silvio Botelho e Pintolândia.

Os profissionais destacam que os principais focos do mosquito estão dentro das casas, em recipientes com água parada, vasos de plantas, pingadeiras de ar-condicionado, potes de animais e fossas abertas.

Voltar ao início.

Comentários (0)

Entre na sua conta para comentar.

Entrar

Carregando comentários…