Ministro da Fazenda anunciará plataforma para investimentos em economia verde
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estará em Washington para lançar uma plataforma que visa dinamizar os investimentos internacionais em economia verde, focando em projetos ambientais e sociais. Além disso, Haddad fará um anúncio sobre financiamentos de projetos de enfrentamento às mudanças climáticas durante sua viagem, que acontecerá de terça-feira (22) a quinta-feira (24).
Participação em reuniões importantes
Juntamente com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, Haddad participará das reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial. Paralelamente, ocorrerá a quarta reunião de ministros das Finanças e presidentes dos Bancos Centrais do G20, grupo composto pelas 19 maiores economias mundiais, União Europeia e União Africana.
Importância das discussões
Esta será a última reunião de ministros das Finanças e presidentes dos Bancos Centrais antes da reunião de cúpula do G20 em novembro, no Rio de Janeiro. O Brasil detém a presidência do grupo até 30 de novembro, sendo sucedido pela África do Sul em dezembro.
Lançamento da Plataforma Brasil de Investimento Climático
O lançamento da Plataforma Brasil de Investimento Climático e para a Transformação Ecológica está marcado para quarta-feira (23), com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Durante a viagem, Haddad também presidirá uma mesa de discussão do FMI sobre dívida global soberana e participará de reuniões fechadas do Banco Mundial e do FMI.
Um dia antes, terça-feira (22), Haddad terá uma reunião bilateral com Ajay Banga, presidente do Banco Mundial, para discutir o Fundo Internacional para a Preservação de Florestas proposto pelo Brasil na COP28.
Agências de risco e discussões financeiras do G20
Agências de risco e avaliações financeiras
Haddad também se encontrará com representantes da agência de classificação de risco Fitch Ratings durante sua estadia em Washington. Na manhã de quinta-feira (24), os ministros das Finanças e presidentes de Bancos Centrais discutirão a trilha financeira do G20, avaliando os avanços e perspectivas para o futuro.
Agenda da ministra Simone Tebet
Além das atividades do ministro Haddad, a ministra Simone Tebet participará de eventos importantes durante a viagem. Entre eles, um almoço promovido pelo think tank Atlantic Council e discussões sobre democracia e integração regional.
No último dia de sua estadia em Washington, Tebet participará de eventos do Banco Mundial e terá um café da manhã com o Instituto Council of the Americas, voltado para a América Latina.
Essas atividades e reuniões em Washington destacam o comprometimento do Brasil com questões ambientais, econômicas e financeiras globais, demonstrando a relevância do país no cenário internacional.