Pablo Marçal é agredido por José Luiz Datena durante debate em São Paulo
Estado de saúde do candidato
O candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) está com “suspeita de fraturas na região torácica e muita dificuldade para respirar”, de acordo com nota divulgada pela sua campanha no domingo, 15. Marçal deu entrada no Hospital Sírio-Libanês após ser agredido com uma cadeira por José Luiz Datena (PSDB) durante o debate promovido pela TV Cultura. A campanha do candidato do PRTB pede que as medidas judiciais cabíveis sejam tomadas e conta com as orações do povo.
O momento da agressão
Pouco antes da agressão, Datena desabafou sobre uma pergunta feita por Marçal no primeiro bloco do debate. O influenciador relembrou uma denúncia de assédio sexual contra o apresentador feita por uma ex-repórter do Brasil Urgente em 2019. Datena respondeu dizendo que a acusação não foi investigada por falta de provas e provocou a morte de sua sogra. Após o episódio, Marçal chamou Datena de “arregão” e questionou quando ele desistiria da disputa eleitoral.
Reações após o confronto
O clima entre os dois candidatos ficou tenso após o confronto durante o debate. Datena afirmou que o que Marçal fez foi terrível e disse esperar que Deus lhe perdoe. Marçal, por sua vez, criticou o adversário e questionou sua postura em relação à campanha eleitoral. A violência no debate político tem preocupado eleitores e autoridades diante do clima de polarização que tem marcado as eleições em diversas cidades do país.