Ministra Carmen Lúcia convoca eleitores para o segundo turno das eleições municipais
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, fez um apelo aos eleitores para comparecerem às urnas no próximo domingo (27), data em que ocorrerá o segundo turno das eleições municipais em diversas cidades do Brasil. Neste segundo turno, os eleitores de 15 capitais e 36 municípios terão a oportunidade de eleger os prefeitos que disputam os cargos, sendo que um total de 33,9 milhões de eleitores estão aptos a votar. É importante ressaltar que a votação para o cargo de vereador não conta com segundo turno.
Importância do voto na democracia
Em seu discurso, a ministra Cármen Lúcia destacou a importância do voto como um ato de participação democrática fundamental para a sociedade. Ela ressaltou que o voto é uma benção da democracia e um gesto de participação livre que precisa ser exercido por todos os eleitores. Além disso, a ministra lembrou que aqueles que não puderam votar no primeiro turno das eleições podem comparecer no segundo e exercer seu direito cívico com responsabilidade perante a sociedade brasileira.
Justificativa de ausência e voto em trânsito
Aqueles eleitores que não conseguirem comparecer ao pleito eleitoral devem realizar a justificativa de ausência na votação. Da mesma forma que no primeiro turno, não é permitido o voto em trânsito no segundo turno das eleições municipais. No dia da eleição, os cidadãos têm a opção de justificar a ausência por meio do aplicativo E-título da Justiça Eleitoral ou nos pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) no dia da votação. O aplicativo E-título pode ser baixado de forma gratuita nas lojas virtuais Apple e Android até o sábado (26), véspera do segundo turno das eleições.