Justiça Eleitoral garante votação nas áreas afetadas pela estiagem na Amazônia
Preparativos para as eleições municipais
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta quinta-feira (5) que a Justiça Eleitoral está empenhada em garantir que os eleitores que vivem em regiões afetadas pela estiagem na Amazônia possam votar normalmente nas eleições municipais do dia 6 de outubro.
Faltando um mês para o pleito, a ministra destacou que os tribunais regionais eleitorais dos estados do Amazonas, Acre e Pará estão trabalhando para assegurar que todos os eleitores tenham condições de ir às urnas e exercer sua cidadania sem maiores problemas.
Solidariedade à população da Amazônia
Na abertura da sessão do TSE, Cármen Lúcia também manifestou solidariedade aos povos da Amazônia que estão enfrentando os impactos da seca. Ela ressaltou a preocupação do Brasil e do mundo diante da estiagem que tem afetado a vida das pessoas na região.
A ministra enfatizou a importância de encontrar soluções para a situação climática grave que atinge a Amazônia, provocada, em parte, pelas ações humanas. Ela afirmou a necessidade de adotar condutas que possam reverter a destruição ambiental e contribuir para a preservação da região.
Dia da Amazônia
No mesmo dia, o Dia da Amazônia foi celebrado com atos por movimentos sociais em defesa da região e das populações afetadas por grandes empreendimentos e fenômenos climáticos extremos. A preocupação com a preservação do maior bioma do Brasil tem mobilizado diferentes setores da sociedade.