Donald Trump nomeado para liderar chapa republicana nas eleições presidenciais
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi nomeado pelos delegados do Partido Republicano nesta segunda-feira, 15, para liderar a chapa que concorrerá nas eleições presidenciais de novembro. A decisão foi tomada durante a Convenção Nacional Republicana, realizada em Milwaukee (Wisconsin). Trump surgiu no evento com um curativo na orelha direita, mas não fez um discurso formal. O senador por Ohio, JD Vance, foi escolhido como vice na chapa republicana.
Ataques a Joe Biden e clima de celebração na convenção
O presidente do Partido Republicano, Michael Whatley, escolhido a dedo por Trump, enfatizou a importância da união entre os correligionários e fez ataques diretos ao presidente Joe Biden e aos democratas. O senador por Wisconsin, Ron Johnson, também fez críticas contundentes a Biden, afirmando que suas políticas representam um perigo para os Estados Unidos, suas instituições e seu povo.
O clima de celebração na convenção contrastou com a tensão vivida no país desde sábado, 13, quando Trump sofreu uma tentativa de assassinato durante um comício em Butler (Pensilvânia). Mesmo alvejado por tiros, o ex-presidente saiu ileso, sofrendo apenas um ferimento na orelha. O atirador, um homem de 20 anos, foi morto logo em seguida.
Discurso de Trump ressoa na convenção
Alguns delegados repetiram a palavra “luta” repetidamente, assim como o ex-presidente gritou para a multidão enquanto era escoltado para fora do palco do comício de sábado pelo Serviço Secreto, com o punho erguido e o rosto ensanguentado. A emoção do momento pareceu ressoar entre os presentes durante a convenção republicana.
A nomeação de Trump ocorreu no mesmo dia em que Biden concedeu uma entrevista a um canal de televisão, buscando demonstrar que tem capacidade de servir ao país por mais quatro anos, apesar da fragilidade que tem sido percebida. O cenário político nos Estados Unidos segue agitado e promete ser acirrado até as eleições presidenciais em novembro.