Deputada Tabata Amaral aciona a Justiça contra deepfakes em redes sociais
A deputada federal Tabata Amaral (PSB), candidata à prefeitura de São Paulo, entrou com um processo na Justiça contra a divulgação de deepfakes nas redes sociais que a mostram em poses de teor sexual. O uso de deepfake consiste em uma técnica de inteligência artificial para a manipulação de imagens, vídeos e áudios.
Montagens expõem a candidata do PSB
Nas montagens disseminadas, a face da candidata do PSB foi inserida em uma imagem de uma criadora de conteúdo adulto. Perfis nas redes sociais compartilharam a peça como se fosse uma fotografia verdadeira e produzida pela própria política.
Queixa-crime e acusação de injúria eleitoral
O documento da queixa-crime, obtido pelo Estadão, apresentado pela defesa de Tabata, acusa os responsáveis pela publicação de cometerem o crime de injúria eleitoral. A denúncia foi solicitada contra os autores das postagens, que ainda não foram identificados. Caso o promotor decida não oferecer a denúncia de imediato, a defesa da parlamentar pede a abertura de um inquérito policial para investigar a criação e disseminação do conteúdo difamatório contra a candidata.
Notificação aos provedores
O documento também requer que os provedores envolvidos, incluindo o X (antigo Twitter) e o fórum Outer Space, sejam notificados para fornecer os registros de acesso que possam ajudar a identificar os usuários responsáveis pela propagação das montagens.
Registro de circulação do material e ação da campanha
Segundo apurado, o material com conteúdo sexual e o rosto de Tabata Amaral circula na internet desde os primeiros meses de 2024, ressurgindo com força na primeira semana de setembro. De acordo com o projeto Comprova, as publicações com a montagem no X (antigo Twitter) alcançaram cerca de 200 mil visualizações até a quinta-feira, 12 de setembro.
Posicionamento da candidata
A assessoria da candidata confirmou que a queixa-crime foi protocolada na tarde de sexta-feira, após a repercussão do conteúdo difamatório envolvendo a candidata do PSB.