Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informa incidente de segurança cibernética
Detalhes do incidente
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta quarta-feira (24) que o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional foram comprometidos após um incidente de segurança cibernética registrado na terça-feira (23).
Investigação em curso
A Polícia Federal (PF) e a Agência Brasileira de Investigação (Abin) foram acionadas para investigar o incidente e apurar as circunstâncias que levaram à vulnerabilidade no sistema.
Impacto nos órgãos
O sistema afetado é utilizado para o andamento dos processos administrativos de nove ministérios e dois órgãos, incluindo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Ministério da Fazenda, Ministério dos Povos Indígenas, Ministério do Planejamento e Orçamento, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Ministério da Previdência Social, Ministério da Igualdade Racial, Ministério das Mulheres, Casa da Moeda e Conselho de Controle de Atividades Financeiras.
Medidas tomadas e prejuízos
O MGI garantiu que o sistema está fora do ar e que, até o momento, não há relatos de perda de dados ou informações sensíveis. Apesar do ocorrido, os serviços prestados aos cidadãos através do GOV.BR não foram afetados. As equipes de Tecnologia da Informação já estão trabalhando para solucionar o problema e restabelecer os serviços o mais rápido possível.