
A CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), vinculada à Sesau (Secretaria de Saúde), deu início nesta semana à distribuição de preservativos texturizados na rede do SUS (Sistema Único de Saúde).
A introdução desse novo modelo pretende diversificar a oferta de preservativos, além de estimular o uso contínuo e correto dos mesmos, atendendo às diferentes preferências da população, enquanto mantém a eficácia de proteção da camisinha tradicional.
“O novo modelo já está disponível no SUS de forma gratuita e reforça a prevenção contra as ISTs [Infecções Sexualmente Transmissíveis]. Essa iniciativa visa aumentar a atratividade do uso do preservativo, adequando-se às variadas preferências da população”, declarou Sumaia Dias, gerente do Núcleo de Controle de DST/Aids.
Até o momento, estavam disponíveis apenas dois tipos de preservativos: o externo, feito de látex, e o interno, que pode ser de látex ou borracha nitrílica. Além disso, a população pode acessar gel lubrificante e autotestes de HIV nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), que podem ser realizados em casa, em um ambiente reservado e seguro.
“O autoteste de HIV é uma ferramenta importante, pois permite que a própria pessoa retire o teste na unidade de saúde e o realize em casa, num local em que se sinta confortável, sem a necessidade de assistência de outra pessoa. Trata-se de um teste de triagem disponível nas unidades de saúde”, acrescentou Sumaia.
Conheça o Núcleo
O Núcleo Estadual de Controle das DST/AIDS, integrado à Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, promove iniciativas de prevenção, diagnóstico, assistência, tratamento e gestão de insumos na população roraimense, estabelecendo parcerias com organizações públicas e não governamentais.
As ações do Núcleo são voltadas principalmente para populações vulneráveis, como pessoas em situação de rua e profissionais do sexo. O núcleo fornece preservativos, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C em todos os 15 municípios do estado, além de medicamentos para a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e antirretrovirais para o tratamento de pacientes com HIV.