
Fiscalização Sanitária no São João no Parque Anauá 2025
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), deu início nesta terça-feira, 22, às ações de fiscalização nas barracas de alimentação do São João, evento que acontece no Parque Anauá, entre os dias 22 e 27 de julho de 2025. Considerado o maior arraial público do estado, a festa é promovida pelo Governo de Roraima com apoio do Ministério do Turismo e deve atrair milhares de visitantes a cada noite.
Segundo Jander Welson Arruda, gerente do Núcleo de Produtos da Vigilância Sanitária, os comerciantes que participaram da palestra realizada no último fim de semana receberam formulários de autoinspeção. O objetivo é prepará-los para as exigências sanitárias e assegurar que estejam em conformidade com as normas.
“Nosso objetivo não é só fiscalizar, mas também orientar. Queremos que todos tenham sucesso nas vendas, oferecendo alimentos seguros e de qualidade. As inspeções ocorrerão diariamente, com base nos critérios já apresentados aos comerciantes”, afirmou Arruda.
Entre os aspectos que receberão atenção especial está a higiene pessoal dos manipuladores de alimentos. O uso de toucas, bonés ou gorros para manter os cabelos presos é obrigatório, além da proibição da atuação de trabalhadores que apresentem sintomas visíveis de doenças, como gripes ou infecções. Nesses casos, o colaborador deverá ser substituído imediatamente para evitar riscos à saúde dos consumidores.
A fiscal sanitária Maria da Conceição Sales afirmou: “O nosso trabalho não é punitivo. As inspeções têm o foco na observação do cumprimento das regras de segurança alimentar, visando evitar qualquer dano à saúde do público”.
Bruno Monteiro, vendedor da Barraca da Família, que participa dos arraiais organizados pelo Governo de Roraima desde 2002, elogiou a iniciativa da Vigilância Sanitária, desde as palestras até as ações práticas. “A palestra deste fim de semana foi muito boa. Prendeu a atenção do público e foi dinâmica, fazendo toda a diferença. Nos arraiais em que estive, essa foi uma das melhores”, comentou.
Sobre o São João no Parque Anauá
Desde 1991, o São João no Parque Anauá se consolida como o maior festejo junino do Norte do Brasil. Em 2025, a festa conta pela primeira vez com recursos federais, provenientes do Ministério do Turismo. Ao longo da semana, a expectativa é de um público superior a 75 mil pessoas por noite, com programação sendo transmitida pelas redes sociais do Governo de Roraima, incluindo YouTube Govrr e Facebook Govroraima.
A edição deste ano promete ser a maior da história, com mais de 50 atrações locais e 10 nacionais. Israel & Rodolffo foram os responsáveis pela abertura, enquanto nos próximos dias se apresentam George Henrique & Rodrigo, Manim Vaqueiro e Zé Vaqueiro (dia 23), Thúlio Milionário (dia 24), Lucas Lucco (dia 25), Companhia do Calypso (dia 26), e, para fechar, Jonas Esticado, Guilherme & Benuto e Jefferson Moraes (dia 27).
Outro destaque do evento é o Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, que contará com a participação de 28 agremiações dos grupos Especial, Acesso e Emergente. O Governo de Roraima destinou R$ 1,5 milhão em apoio direto às quadrilhas, com R$ 159 mil em premiações, representando um aumento de 59% em relação a 2024.