
Os preparativos para o São João no Parque Anauá, tradicional celebração da família roraimense, estão em pleno andamento. Para garantir a tranquilidade das famílias durante as festividades, um robusto esquema de segurança foi elaborado. O evento ocorrerá de terça-feira, 22, a domingo, 27 de julho, no Parque Anauá, promovido pelo Governo de Roraima com apoio do MRTUR (Ministério do Turismo) do Governo Federal.
A estratégia de segurança foi construída em reunião da cúpula de segurança, que definiu uma ação integrada entre as diversas forças de segurança do estado, entre elas a Sesp (Secretaria de Segurança Pública), Sejuc (Secretaria da Justiça e Cidadania), PCRR (Polícia Civil de Roraima), PMRR (Polícia Militar de Roraima) e Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima). Este ano, pela primeira vez, o esquema conta com o apoio da Polícia Federal, Guarda Civil Municipal e a Secretaria Municipal de Trânsito (SMTRAM).
Conforme o tenente-coronel Everton Oliveira, a Polícia Militar de Roraima terá uma presença marcante durante o evento, contando com pelo menos 120 homens em cada noite de festa.
“Em colaboração com a Secretaria de Cultura, iniciamos o planejamento cedo e estaremos atuando em conjunto com as forças de segurança. A segurança é uma responsabilidade compartilhada. A Polícia Militar fará patrulhas a pé por toda a área, reforçando a segurança em função da atração nacional, o que nos permitiu disponibilizar um contingente maior para o evento”, afirmou o tenente-coronel.
Corpo de Bombeiros fará vistoria da estrutura do evento
No âmbito do planejamento de segurança para o São João no Parque Anauá, a vistoria de toda a estrutura será realizada pelo Corpo de Bombeiros. Os trabalhos começaram pela avaliação da montagem do Palco Arena Junina, que este ano está localizado na entrada principal do Parque Anauá, atendendo à solicitação do movimento quadrilheiro.
A equipe do Corpo de Bombeiros já conduziu uma análise preliminar do projeto técnico das estruturas que estão sendo montadas.
“Uma equipe de vistoria está analisando se as montagens estão de acordo com as diretrizes já apresentadas no projeto técnico, incluindo a disposição dos extintores de incêndio e a distância de segurança em relação ao local onde ocorrerá a queima de fogos de artifício, entre outros detalhes essenciais”, destacou o major Wenderson Carlo Brito da Silva.
Ele acrescenta que, devido ao aumento da concentração de público no Palco Arena Junina, a segurança e os itens de prevenção contra incêndios estão sendo ainda mais reforçados.
“Todas as noites, equipes estarão de prontidão para atender qualquer eventualidade que possa surgir durante o evento, incluindo equipes de resgate, combate a incêndios e salvamento”, concluiu o tenente-coronel Camilo Moura Reolon.