
Roraima Aumenta sua Capacidade de Energia Solar
Roraima alcançou a marca de 111 megawatts (MW) em potência instalada para geração própria de energia solar. Segundo informações da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado já conta com 8,1 mil conexões de energia solar em telhados e pequenos terrenos, distribuídas por 13 cidades. Com essa tecnologia, mais de 10 mil consumidores estão desfrutando de contas de luz reduzidas, além de maior autonomia e confiabilidade na eletricidade.
Impactos Econômicos e de Emprego
Desde 2012, a energia solar gerou impactos positivos significativos em Roraima. O setor atraiu R$ 400 milhões em investimentos, resultou em mais de 3,3 mil empregos e gerou R$ 100 milhões em arrecadação para os cofres públicos.
Recomendações da ABSOLAR para o Futuro da Energia Solar em Roraima
Para fomentar ainda mais a sustentabilidade no estado, a ABSOLAR sugere a criação e expansão de programas e políticas que incentivem a energia solar. Exemplos incluem a implementação de tecnologias fotovoltaicas em prédios públicos e em moradias populares, além de iniciativas que visem universalizar o acesso à eletricidade.
A entidade também defende que as Medidas Provisórias n° 1300/2025 e 1304/2025, atualmente em tramitação no Congresso Nacional, sejam aproveitadas para enfrentar os desafios da geração distribuída renovável. O objetivo é democratizar ainda mais as tecnologias de energia solar e acelerar a transição energética sustentável.
Obstáculos e Desafios do Setor
Um dos principais desafios é a dificuldade de conexão de pequenos sistemas de geração própria solar, frequentemente negada pelas distribuidoras por questões como a alegação de inversão de fluxo de potência, sem a devida apresentação de estudos técnicos. A ABSOLAR espera que a reforma inclua a exigência de comprovação dos impactos à rede elétrica antes de rejeitar novos projetos.
Além disso, a MP deve assegurar que não haja discriminação para consumidores que participam do Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE).
Apoio Popular à Geração Distribuída
Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, observa que a geração distribuída possui forte apoio da população. Pesquisas mostram que nove em cada dez brasileiros estão a favor da geração de energia limpa e renovável. “Alterar as regras da Lei 14300/2022, recentemente aprovada quase por unanimidade, seria uma medida impopular e poderia gerar insegurança jurídica no setor”, alerta Koloszuk.
Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, acrescenta que a democratização da geração própria solar não só fortalece a transição energética do Brasil, mas também atrai novos investimentos, cria empregos de qualidade e melhora a sustentabilidade, beneficiando as famílias e a competitividade dos setores produtivos.
Sobre a ABSOLAR
A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), fundada em 2013, representa todos os elos da cadeia de valor da energia solar e outras tecnologias limpas, como armazenamento de energia e hidrogênio verde. Com associados de diferentes portes, a entidade é uma importante fonte de informações e articulações em prol de uma transição energética sustentável no Brasil.