
Participação de Roraima no Fórum Nacional de Cultura
A Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima (Secult) participa da Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, que ocorre de 20 a 21 de setembro, em Bonito, Mato Grosso do Sul, dentro do Festival de Inverno da cidade.
Nova Diretoria do Fórum Nacional de Cultura
Durante o encontro, haverá a posse da nova diretoria, agora presidida por Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. A gestão inclui também Úrsula Vida (PA) como secretária-geral, além dos vice-presidentes regionais Fabrício Noronha (ES), Jan Moura (MT), Valadares Filho (SE), Luciana Casagrande (PR) e Paulo Higo (RO).
Programação e Discussões Importantes
A programação inclui uma reunião conjunta com o Ministério da Cultura, com a presença da ministra Margareth Menezes, a apresentação do panorama institucional do Fórum, discussões sobre o modelo de contribuição dos estados, atualização do Estatuto e a criação de um grupo de trabalho focado na elaboração de propostas.
Importância da Presença de Roraima
Representando o Estado, o secretário Alex Ferreira enfatiza a importância da participação da Secult nas discussões nacionais desde 2024. “Estamos em Bonito para a 3ª Reunião do Fórum Nacional que culmina com a posse da nova diretoria. A nossa participação é fundamental para que Roraima possa se inserir no cenário nacional, ter voz nas discussões sobre políticas públicas de cultura”, afirmou.
Ele também destacou que a inserção de Roraima no Fórum tem trazido resultados significativos. “O reflexo dessa atuação junto ao Fórum é que Roraima tem conseguido se destacar na execução das políticas voltadas ao segmento cultural, como os editais com recursos federais da Política Nacional Aldir Blanc, que no segundo semestre será dedicado ao segundo ciclo de 2025”, acrescentou Ferreira.
Histórico do Fórum Nacional de Cultura
Estabelecido há mais de 40 anos, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura funciona como uma plataforma de articulação entre gestores estaduais, governo federal e instituições do setor cultural. Seu objetivo é alinhar diretrizes, compartilhar experiências e fomentar ações conjuntas para o desenvolvimento da cultura no Brasil, enfocando o financiamento cultural, a preservação do patrimônio, o fomento às artes e o fortalecimento das identidades regionais.