
Graças aos investimentos e à gestão do Governo do Estado, por meio da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), Boa Vista se destacou no Ranking do Saneamento 2025, elaborado pelo Instituto Trata Brasil em conjunto com a GO Associados. A capital é a única da região Norte a alcançar nota máxima (100,0) no indicador de tratamento total de esgoto e figura entre as seis capitais com mais de 90% de cobertura na coleta.
O governador Antonio Denarium enfatizou que os resultados refletem a prioridade dada ao saneamento básico nos últimos anos. “Os bons indicadores são fruto de um trabalho consistente. Além da coleta e tratamento de esgoto, ampliamos o acesso à água. Saímos de 43 poços em Boa Vista em 2018 para 108 em 2025. Investimos na saúde, qualidade de vida e no futuro da população”, afirmou.

Boa Vista alcançou 92,3 pontos no indicador de atendimento total de esgoto. Além de Roraima, apenas Goiânia (GO), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS) superaram a marca de 90% na coleta.
No que diz respeito ao indicador de tratamento total de esgoto, Boa Vista recebeu nota máxima. Apenas mais cinco municípios no Brasil, incluindo Cascavel e Maringá, no Paraná, Jundiaí e Piracicaba, em São Paulo, e Niterói (RJ), também alcançaram esse desempenho.

A cidade também se destaca entre as capitais que atingiram ao menos 80% de tratamento de esgoto, junto com Curitiba (PR), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).
A Caer, vinculada ao Governo de Roraima, opera como a única concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em todo o Estado, abrangendo a capital e mais 50 localidades, que incluem 14 sedes municipais e 36 vilas do interior. Atualmente, Boa Vista alcança uma cobertura de 99,9% de água potável, com serviços universalizados.
O levantamento do Trata Brasil baseou-se nos dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), considerando o ano de 2023. O estudo analisou o nível de atendimento, a melhoria dos serviços e a eficiência operacional em municípios com mais de 100 mil habitantes.

Investimentos estaduais garantem avanços no interior de Roraima
No interior do estado, a melhoria no acesso à água é reflexo das ações do Governo. O número de poços artesianos cresceu de 168 em 2018 para 239 em 2025, resultando em um aumento de 42,2%. O programa “Água para Todos” já investiu mais de R$ 11 milhões em perfuração e ativação de novos poços em diversas regiões.
“O investimento em saneamento impacta diretamente a saúde pública, o desenvolvimento econômico, a educação e a qualidade de vida. Ao proporcionar água e esgoto a mais pessoas, garantimos dignidade e prevenimos doenças”, ressalta James Serrador, presidente da Caer.

Mais água e esgoto onde ainda não havia
A atual gestão também deu continuidade a obras iniciadas em administrações passadas. Um exemplo é a ativação do sistema de abastecimento do bairro Cidade Satélite, cuja construção teve início em 2012 e foi concluída recentemente.
Outros investimentos significativos incluem os sistemas isolados de água dos bairros Pedra Pintada e João de Barro, que somam R$ 25 milhões e beneficiam mais de 30 mil moradores diretamente.
Além da ampliação do abastecimento de água, a Caer também completou as quarta e quinta etapas do Sistema de Esgotamento Sanitário de Boa Vista, com apoio financeiro do Governo Federal e contrapartida do Estado.
Comparativo nacional
Os resultados de Roraima se destacam em comparação ao cenário nacional. Segundo o Trata Brasil, 16,9% da população brasileira ainda não tem acesso à água potável e 44,8% vive sem coleta de esgoto. Em contraste, Roraima praticamente universaliza o abastecimento e lidera em importantes indicadores de tratamento.