Roraima registra saldo positivo de 954 vagas com carteira assinada em fevereiro
O estado de Roraima fechou o mês de fevereiro com um saldo positivo de 954 novos postos de trabalho com carteira assinada, segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O resultado foi obtido a partir de 4,6 mil admissões e 3,6 mil desligamentos registrados no período. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).
Desempenho positivo no primeiro bimestre e nos últimos 12 meses
O primeiro bimestre de 2025 também trouxe boas notícias para o mercado de trabalho formal em Roraima, com um saldo acumulado de 1,2 mil novas vagas. Nos últimos 12 meses, o estado registrou a criação de 6 mil empregos formais. O estoque total de trabalhadores com carteira assinada no estado chegou a 83,7 mil pessoas, reforçando a tendência de crescimento no setor.
Setores que impulsionaram o crescimento
Em fevereiro, todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas apresentaram desempenho positivo em Roraima. O setor de Construção liderou o ranking, com um saldo de 400 vagas. Em seguida, aparecem os setores de Serviços (318), Comércio (94), Indústria (79) e Agricultura (63). Esse cenário evidencia a diversificação da economia local e a capacidade de geração de empregos em diferentes áreas.
Perfil dos trabalhadores contratados
A maioria das novas vagas foi ocupada por homens, que representaram 724 dos contratados. Em relação ao nível de escolaridade, pessoas com ensino médio completo foram as mais beneficiadas, com 619 contratações. Jovens entre 18 e 24 anos também se destacaram, representando o grupo com maior saldo de vagas no estado, com 366 novos empregos.
Desempenho dos municípios
Boa Vista, a capital do estado, foi o município com o melhor desempenho em fevereiro, registrando 871 novos postos de trabalho. Atualmente, a cidade possui um estoque de 74,5 mil empregos formais. Outros municípios que se destacaram foram Rorainópolis (67), Amajari (30), Iracema (12) e São Luiz (7).
Brasil registra recorde de vagas formais em fevereiro
No cenário nacional, o Brasil gerou 431,9 mil postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro, o maior número já registrado para o mês na série histórica do Novo Caged. O resultado superou os números de anos anteriores, como as 307 mil vagas de fevereiro de 2024 e as 252 mil de 2023. O saldo foi obtido a partir de 2,5 milhões de admissões e 2,1 milhões de desligamentos em todo o país.
Acumulado do ano e estoque de empregos
Com os resultados de janeiro e fevereiro, o país acumula um saldo de 576 mil vagas formais em 2025. O estoque total de empregos formais no Brasil chegou a 47,7 milhões, representando um crescimento de 0,91% em relação ao mês anterior.
Setores que lideraram a geração de empregos
Assim como em Roraima, todos os cinco grandes grupos de atividades econômicas registraram números positivos no país. O setor de Serviços foi o principal responsável pela criação de vagas, com 254,8 mil novos postos. Em seguida, aparecem Indústria (69,8 mil), Comércio (46,5 mil), Construção (40,8 mil) e Agropecuária (19,8 mil).
Desempenho dos estados
São Paulo liderou o ranking das Unidades da Federação com maior saldo de empregos formais em fevereiro, registrando 137,5 mil novas vagas. Minas Gerais e Paraná completaram o pódio, com 52,6 mil e 39,1 mil vagas, respectivamente. Apenas Alagoas apresentou queda no período, com um saldo negativo de 5,4 mil postos de trabalho.
Perspectivas para o mercado de trabalho
Os números divulgados pelo Novo Caged reforçam a tendência de recuperação e fortalecimento do mercado de trabalho formal no Brasil. Tanto em Roraima quanto no país como um todo, os resultados positivos indicam um cenário promissor para os próximos meses, com expectativa de continuidade na geração de empregos e consolidação da economia.