A prefeitura do Rio decreta ponto facultativo para eventos esportivos e culturais
A prefeitura do Rio de Janeiro decretou ponto facultativo nesta quarta-feira (18) e na quinta-feira (19). A medida visa executar o plano operacional para as partidas das quartas de final da Copa Libertadores da América e para o Rock in Rio, que inicia a segunda fase do festival. A força-tarefa envolve cerca de 3,4 mil agentes de 11 secretarias e órgãos municipais, que atuarão nos serviços de trânsito, transportes, saúde, limpeza e ordem urbana. O objetivo é garantir a chegada e saída do público com tranquilidade nos locais dos eventos.
Operações e recomendações para os eventos
As autoridades recomendam o uso de transporte público, como metrô e BRT, para quem for aos eventos. O acesso de veículos ao perímetro do Rock in Rio estará restrito a carros credenciados e de serviço. Para os jogos da Libertadores, os torcedores devem priorizar o metrô e o trem. O expediente nas repartições municipais será encerrado às 15h nos dois dias de ponto facultativo, com exceção dos serviços essenciais, que não admitem paralisação.
Trânsito e transporte público
A CET-Rio realizará operações especiais de trânsito nos arredores do Maracanã e do Engenhão durante os jogos da Libertadores. O MetrôRio e a SuperVia reforçarão seus efetivos de segurança e operação. Já para o Rock in Rio, haverá serviços especiais de BRT, como o Expresso Rock in Rio, que conta com três linhas exclusivas para o evento.
Escolas e funcionamento durante o ponto facultativo
As escolas municipais do Rio funcionarão em turno único das 7h30 às 14h30 durante os dias de ponto facultativo. Na rede estadual, os turnos da tarde e integral terão funcionamento até as 15h, enquanto o turno da noite não terá aula, mas será aplicado um plano de reposição.