
Produtores rurais atendidos pelo Senar Roraima, através de treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR) e da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), marcaram presença na AgroBV 2025. O evento, realizado no Centro de Difusão Tecnológica de Boa Vista (CDT) entre 31 de julho e 3 de agosto, destacou a comercialização de alimentos frescos, produtos artesanais e itens representativos da agricultura familiar em Roraima.
Entre os expositores, estavam Antônia Mourão e seu esposo Antônio, do Sítio Vitória. O casal foi acompanhado pela ATeG na cadeia de olericultura durante dois anos. Na AgroBV, apresentaram uma variedade de produtos, incluindo milho, ovos caipiras, maxixe, quiabo, acerola e pimentas.
“Para mim, o Senar foi tudo de bom na nossa vida e na nossa propriedade. Aprendi muito, e hoje consigo trazer meus produtos graças ao técnico do Senar, que nos ensinou sobre plantas, pragas, e o uso de adubos, coisa que é fundamental. Se não fosse isso, não teríamos conseguido avançar. É uma grande felicidade para nós. O Senar chegou na hora certa, é um amigo do agro e dos pequenos produtores”, afirmou dona Antônia.
As produtoras Marize Penso e Ana Malagutti, participantes do Programa Mulheres em Campo em 2024 na região do Truaru, também expuseram na feira pelo segundo ano consecutivo. Dona Marize apresentou uma seleção de doces, pudins, milho, macaxeira e batata-doce cultivados em seu sítio. Ana, por sua vez, trouxe uma variedade de hortaliças, como berinjela, limão e abóbora, além de quitutes como cuca e broas caseiras.
“O Programa Mulheres em Campo ampliou minha visão. Aprendi que tudo que produzo pode agregar valor, gerar renda e proporcionar felicidade. Hoje, temos orgulho em sermos pequenos produtores e expor na feira é muito valioso para nós”, contou Ana.
Outra presença marcante foi a da produtora Rita Hartmann, que participou do Programa Mulheres em Campo no segundo semestre deste ano, acompanhada de colegas da capacitação. Juntas, apresentaram uma linha diversificada de produtos do caju, incluindo doces, cachaça e vinho artesanal, além de verduras, plantas ornamentais e sabão artesanal.
“Através do curso, aprendemos sobre empreendedorismo. Agora temos nossa feira no Bom Intento e, na AgroBV, estamos divulgando nosso projeto e mostrando o potencial de nossos produtos. Algumas empreendedoras trabalham com copos de vidro, há artesanato, agricultura e produtos processados. O treinamento nos ensinou a importância de ter uma boa apresentação ao vender nossos produtos”, destacou Rita.
A participação desses produtores na AgroBV ilustra o êxito da assistência técnica e da formação profissional rural promovidas pelo Senar Roraima. A iniciativa tem incentivado o empreendedorismo, a diversificação da produção e a valorização da agricultura familiar. Segundo Sílvio de Carvalho, presidente do Sistema Faerr/Senar, é gratificante ver produtores rurais ocupando esse espaço de destaque.
“A AgroBV é uma vitrine importante. Ver quem passou por treinamentos ou recebeu assistência técnica colhendo os frutos de seus esforços e comercializando com confiança é um sinal de que estamos no caminho certo. O Sistema Faerr/Senar está aqui para apoiar, capacitar e abrir portas. O sucesso desses produtores é o nosso maior orgulho”, revelou Carvalho.