
Comemorado em 28 de julho, o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais destaca a importância das iniciativas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento eficaz. A Prefeitura de Boa Vista, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), desenvolve ações permanentes de imunização e monitoramento dos casos confirmados.
“As hepatites virais são doenças silenciosas que afetam o fígado e podem se desenvolver sem apresentar sintomas, levando a sérias complicações, como cirrose e câncer hepático. A prevenção é fundamental, e a vacinação é um dos nossos principais aliados”, ressaltou Romildo Azevedo, diretor de Vigilância Epidemiológica.
Vacinação e Estratégias de Prevenção
No município, a vacina contra a Hepatite B está disponível para crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes. A imunização contra a Hepatite A é destinada a crianças com idades entre 15 meses e menos de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Embora não haja uma campanha ativa específica, Boa Vista implementa estratégias de imunização, incluindo a busca ativa nas escolas, o que tem mostrado resultados positivos.
Entre janeiro e julho de 2025, foram aplicadas 28.801 doses da vacina contra Hepatite B, superando as 27.829 doses do ano anterior. Em relação à Hepatite A, foram 3.655 doses até o momento, comparadas a 4.530 doses em 2024.
Testagem, Tratamento e Acompanhamento
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Boa Vista oferecem testes rápidos para hepatites virais, sem necessidade de agendamento. Entre 2024 e 2025 (até o presente momento), foram registrados 239 casos de hepatites virais na cidade. Pacientes diagnosticados com resultado positivo são encaminhados, junto com os exames, para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE).
Gestantes com diagnóstico positivo são direcionadas ao Centro de Referência de Saúde da Mulher. Após o registro na UBS, a Vigilância Epidemiológica inicia o acompanhamento do caso até a confirmação do diagnóstico.
A prefeitura também está trabalhando para descentralizar o tratamento das hepatites virais, com a meta de proporcionar cuidados na Atenção Primária à Saúde, facilitando o acesso das pessoas ao acompanhamento contínuo.
As ações de saúde “extramuros” levam testes e vacinas a praças, parques, terminais de ônibus e eventos como Boa Vista Junina, Prefeitura Com Você, e AgroBV, utilizando tendas identificadas com o intuito de facilitar a imunização da população.