O padre José Luciano Jacques Penido, considerado o missionário redentorista mais longevo do Brasil, morreu na noite de sexta-feira (9), aos 103 anos, no Rio de Janeiro. Ele residia na Comunidade Santo Afonso, no bairro da Tijuca, onde veio a falecer por volta das 18h após rezar sua última Ave Maria.
Conforme informado pelo pároco da Paróquia Santo Afonso, Pe. Sérgio Luiz e Silva, o sacerdote morreu “um minuto antes das 18h”, após a visita ao Santíssimo. Foram 83 anos de vida religiosa e 78 de sacerdócio.
Padre Penido dedicou toda a trajetória à Congregação do Santíssimo Redentor. Era natural de Belo Vale (MG), onde ajudou a fundar o Museu do Escravo. Em 2022, por ocasião de seu centésimo aniversário, recebeu a bênção apostólica enviada pelo Papa Francisco.
O velório ocorreu no domingo (11), em Juiz de Fora (MG), na Capela Mortuária do Cemitério da Paróquia da Glória, com a presença de sacerdotes, religiosos, autoridades e fiéis. O sepultamento foi feito no Jardim da Ressurreição, cemitério redentorista da antiga Província do Rio, onde estão enterrados outros missionários da congregação.






