Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) movimenta mais de 2,1 milhões de inscritos pelo Brasil
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será realizado neste domingo (18), em dois turnos, em 228 municípios de todos os estados brasileiros. Com mais de 2,1 milhões de inscritos, os candidatos disputam 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal, configurando o maior concurso público já realizado no país.
Orientações para os candidatos no dia da prova
Para garantir que os candidatos tenham uma experiência tranquila durante as provas, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou orientações sobre os itens permitidos e proibidos no dia da aplicação do CPNU.
Documentos, cartão de confirmação e caneta preta
O MGI recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação de inscrição, mesmo que não seja obrigatório. Este cartão traz informações importantes, como o local da prova, e pode ser acessado na área do candidato após login com CPF e senha do portal Único do governo federal, o Gov.br. Além disso, é indispensável a apresentação de documento de identidade original com foto e a utilização de caneta preta de material transparente durante a realização das provas.
Alimentos, eletrônicos e roupas adequadas
Os candidatos podem levar alimentos e água no dia da prova, desde que estejam em embalagens lacradas. O uso de eletrônicos, como celulares ou relógios, é proibido durante a aplicação das provas. Recomenda-se o uso de roupas confortáveis e a não utilização de acessórios como óculos escuros, chapéus ou relógios.
Provas e horários
No domingo (18), os candidatos realizarão as provas objetivas, dissertativas e de redação. Os participantes de nível médio responderão a 60 questões objetivas e uma redação, enquanto os de nível superior terão 70 questões objetivas e uma prova discursiva específica. Os portões dos locais de prova abrirão às 7h30 e fecharão às 8h30 (horário de Brasília), com início das provas às 9h.
Permanência nos locais de prova e orientações finais
É necessário permanecer no local de prova por, no mínimo, duas horas. Os candidatos não podem sair antes desse período, sob risco de eliminação. Recomenda-se chegar com antecedência aos locais de prova e respeitar os horários estabelecidos. Mais informações sobre o concurso podem ser encontradas na página oficial do Concurso Nacional.