
Ciclo de Diálogos da Lei Maria da Penha é realizado em Roraima
O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) promoveu, na última sexta-feira, 29, a 4ª edição do Ciclo de Diálogos da Lei Maria da Penha. O evento teve como foco o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização sobre o combate à violência contra a mulher. O tema central foi “Rede de Proteção e o Enfrentamento à Violência contra Mulheres e ao Feminicídio: Mulher Protegida, Sociedade Fortalecida”.
A atividade ocorreu na Casa da Mulher Brasileira e contou com a participação de representantes de instituições da rede de proteção, membros da sociedade civil, além de alunas dos cursos de qualificação promovidos pela Promotoria e seus parceiros.
A programação do evento incluiu quatro painéis abordando temas como proteção, políticas públicas, defesa e autonomia da mulher, além de uma homenagem às alunas dos projetos voltados à autonomia e cuidados.
Segundo o Promotor de Justiça e Assessor Especial junto à Procuradoria-Geral de Justiça, Lincoln Zaniolo, a iniciativa reforça o comprometimento do MPRR na defesa dos direitos das mulheres. “Este evento é uma manifestação de nossa luta durante o Agosto Lilás, onde reafirmamos nosso compromisso com a proteção das mulheres e o combate à violência doméstica. É, também, uma oportunidade para conscientizar e mobilizar a sociedade sobre estas questões”, ressaltou Zaniolo.
A Promotora de Justiça, Lucimara Campaner, foi a responsável pela condução do evento e enfatizou a relevância da colaboração entre diferentes setores. “A Lei Maria da Penha nos ensina que o combate à violência requer um esforço coletivo e responsabilidades compartilhadas. Os dados atuais mostram que Roraima apresenta um panorama alarmante quanto à violência contra a mulher. Cada ocorrência não é apenas uma estatística; representa uma vida interrompida e uma família ferida. Por isso, este Ciclo de Diálogo é essencial para a reflexão, troca de experiências e busca de soluções”, afirmou Campaner.
No decorrer do evento, o MPRR concedeu certificados às alunas dos cursos “Beleza que Liberta” e “Cuidado que Liberta”. Esses cursos de qualificação beneficiaram mais de 60 mulheres. Simone Gabriel, uma das participantes do curso de Técnicas Básicas de Primeiros Socorros e Curativos Simples, compartilhou a importância da aprendizagem: “Aprendemos muitas habilidades práticas que nos ajudarão no cotidiano, como cuidar de idosos e situações dentro de casa”, declarou.
O Ciclo de Diálogos culminou na elaboração de uma carta de propostas, que servirá como base para futuras políticas públicas voltadas à proteção e ao enfrentamento da violência contra a mulher.