Ministro convoca comitê de crise para apurar apagão na Ilha do Governador
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, convocou o comitê de crise da pasta para apurar o apagão que atingiu neste domingo a Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Ele atendeu a pedido do prefeito Eduardo Paes, que manifestou indignação com os problemas constantes no fornecimento de energia da companhia Light para a região.
Intervenção do Ministro
“Tomei conhecimento cedo de mais um evento de falta de energia na Ilha do Governador. Convoquei imediatamente o comitê de crise para acompanhar a situação, tomar medidas que garantam o restabelecimento do serviço e realizar devidas apurações de responsabilidade da distribuidora”, postou Silveira nas redes sociais.
Exigência de adequação
Silveira ressaltou que a companhia precisa se adequar ao decreto editado no fim de junho, que estabelece parâmetros mais rígidos de qualidade no atendimento e prazos mais curtos para a retomada do fornecimento após interrupções para a renovação dos contratos.
Posicionamento da Light
Nas redes sociais, a Light respondeu que trechos de bairros da Ilha do Governador ficaram sem energia por causa de uma ocorrência no sistema de alta tensão da região. A companhia informou que o serviço havia sido normalizado para parte dos clientes por volta das 8h40 e que estava atuando para resolver o problema o mais rapidamente possível.
Situação na Ilha do Governador
Desde o início do ano, a Ilha do Governador tem sido afetada por desabastecimento de energia. Em fevereiro, um apagão de seis horas atingiu quase toda a ilha, inclusive o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) operou por geradores. A Light instalou geradores na região enquanto trabalhos de troca de cabos defeituosos são realizados.
Cobrança do Prefeito
O prefeito Eduardo Paes cobrou não só a atuação da Light, mas também do governo federal para acelerar os investimentos na melhoria da rede elétrica na região. Paes destacou a importância de investimentos definitivos para evitar que situações como essa se repitam e que, sem capacidade de investir, a concessão não merece ser renovada.
Investigações em curso
Após o apagão, o Ministério Público do Rio de Janeiro iniciou investigações sobre os problemas recorrentes no fornecimento de energia na Ilha do Governador. A Light afirma que as condições na região se normalizaram desde o início do ano, mas medidas estão sendo tomadas para evitar novos episódios.