Kamala Harris defende vontade do povo venezuelano
A vice-presidente dos Estados Unidos e possível candidata democrata das eleições presidenciais americanas, Kamala Harris, defendeu que “a vontade do povo venezuelano deve ser respeitada”, pouco depois do fechamento das urnas.
Em declaração, Harris afirmou que os Estados Unidos estão ao lado do povo da Venezuela, que expressou sua voz na histórica eleição presidencial. Ela ressaltou a importância de respeitar a vontade dos venezuelanos e reafirmou o compromisso em trabalhar por um futuro mais democrático, próspero e seguro para o país.
Eleição presidencial na Venezuela
No último domingo, 28, os venezuelanos foram às urnas em uma eleição presidencial tensa e crucial. O pleito irá determinar o futuro do chavismo, regime que está no poder há 25 anos. O ditador Nicolás Maduro é o candidato à reeleição, enfrentando como principal adversário Edmundo González Urrutia, representante da líder da oposição María Corina Machado.
Confronto político
María Corina Machado, popular líder da oposição venezuelana, foi impedida de concorrer na eleição devido a uma inabilitação política. Ela venceu as primárias com mais de 90% dos votos no ano passado, mas foi impedida de seguir na disputa. Essa situação levou a um cenário de confronto político no país, com o povo dividido entre os apoiadores de Maduro e os que buscam uma mudança no governo.