
Carreta dos Direitos Facilita Acesso a Serviços Públicos em Roraima
A Carreta dos Direitos tem como objetivo aproximar a população dos serviços da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) e de instituições parceiras, como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Receita Federal. Esta semana de atendimentos chega ao fim nesta sexta-feira, 25, na Avenida São Sebastião, nº 1195, no bairro Santa Tereza, das 8h às 14h.
Serviços Oferecidos pelo INSS
Os serviços do INSS disponíveis incluem a inscrição no sistema previdenciário, emissão de guia GPS, protocolo de benefícios e extratos previdenciários, entre outras orientações relevantes.
“A parceria com a Defensoria Pública visa proporcionar atendimento e informações aos segurados. Para a população local, é uma chance de evitar o deslocamento até o Centro, onde o INSS normalmente atende. Estamos prontos para esclarecer dúvidas e auxiliar na solicitação de benefícios”, afirma Ana Paula, técnica de Seguro Social.
Atendimento da Receita Federal
A Receita Federal também marca presença, oferecendo uma variedade de serviços, como: inscrição para o CPF, cadastramento para o título de eleitor, atualização de dados, cancelamento e emissão da segunda via do CPF, além de outras orientações.

Atendimentos em Diversas Áreas
A Carreta dos Direitos oferece atendimentos em áreas civil, criminal, mediação de conflitos e serviços de emissão da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito.
Essa iniciativa conta com a colaboração de diversas instituições, como a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (SETRABES), o Instituto de Identificação Odílio Cruz, a Justiça Federal, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) por meio da Justiça Itinerante, e o Centro Integrado da Pessoa com Deficiência (CIAPD). Além do suporte institucional, essas entidades também disponibilizam serviços diretamente à população.
Documentação Necessária para Atendimento
Para receber atendimento da DPE-RR, é imprescindível apresentar um documento oficial com foto (como RG, CNH ou outro documento válido), CPF, comprovante de residência, comprovante de renda e documentos relacionados à demanda, como contratos, processos judiciais ou laudos médicos.