A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) confirmou na tarde desta sexta-feira (14) que um tiro de arma de fogo, disparado durante uma tentativa de assalto a outra vítima, atingiu a vice-cônsul da Colômbia em São Paulo, Claudia Ortiz Vaca. Um homem de 19 anos foi preso em flagrante por envolvimento nessa tentativa de assalto, que ocorreu na Avenida 9 de Julho, na região dos Jardins, em São Paulo. A vice-cônsul caminhava pela calçada da Avenida 9 de Julho quando foi baleada no momento em que um policial de folga reagiu a um assalto. Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia confirmou o caso.
“O Ministério das Relações Exteriores informa que, nas últimas horas, nossa vice-cônsul em São Paulo-Brasil, Claudia Ortiz Vaca, foi vítima de um tiro, que, de acordo com as investigações preliminares entregues pelas autoridades brasileiras, foi uma bala perdida em meio a um assalto envolvendo outras pessoas”, afirmou o comunicado. O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia informou que ela precisou ser operada, mas seu quadro era estável.
A secretaria informou que o homem preso durante a ação tentou assaltar uma mulher em um táxi. Foi nesse momento que um policial à paisana, que estava em um carro de aplicativo, interveio na ação, fazendo disparos. A vítima, uma mulher de 43 anos, estava em um táxi quando um dos suspeitos quebrou o vidro do veículo e tentou roubar seu celular. Um policial militar de folga, que estava em outro carro de aplicativo, interveio, efetuando disparos ao perceber que um dos criminosos levou a mão à cintura. Uma mulher de 30 anos que caminhava pela calçada no momento da ação foi atingida. Ela recebeu socorro e foi encaminhada ao hospital.
A ocorrência foi registrada no 78º Distrito Policial (Jardins) como lesão corporal decorrente de intervenção policial, disparo de arma de fogo e tentativa de roubo. A arma do policial foi apreendida para perícia, e todas as circunstâncias do caso estão sendo apuradas por meio de um inquérito policial.