Em uma vitória memorável para o cinema brasileiro, o longa O Agente Secreto conquistou o Globo de Ouro de Melhor Filme Internacional na 83ª edição da premiação em Los Angeles, realizada neste domingo (11).
O Agente Secreto, estrelado por Wagner Moura, foi amplamente elogiado por sua narrativa densa e engajada, que retrata aspectos políticos e sociais do Brasil nos anos 1970 com um estilo neo-noir e intensidade dramática.
O cineasta Kleber Mendonça Filho, diretor de O Agente Secreto, agradeceu ao elenco, com destaque para Wagner Moura, após a conquista do prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa no Globo de Ouro. A vitória marca um feito histórico para o cinema brasileiro, 73 anos após o triunfo de Central do Brasil, estrelado por Fernanda Montenegro.
“Obrigado, Wagner Moura. As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo. Eu tenho a grande honra de estar nesse grupo de língua não inglesa. Eu dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um grande momento”, disse Kleber em seu discurso.
Ambientado no Recife de 1977, o longa é aclamado pela crítica pela abordagem de temas políticos e sociais e vinha acumulando elogios e premiações em festivais internacionais. Antes de chegar ao Globo de Ouro, o filme já havia sido reconhecido em Cannes e pelo New York Film Critics Circle, consolidando sua trajetória de destaque no cenário mundial.
Wagner Moura como Melhor Ator em Filme de Drama
O ator Wagner Moura também alcançou um feito inédito ao ser premiado com o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama por sua performance no longa brasileiro O Agente Secreto.
Em português, Wagner mandou um recado para os brasileiros: “E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira”.
O ator definiu o longa como um filme sobre memória, a ausência dela e um trauma que atravessa gerações.
“É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis”, destacou o brasileiro.






