
Na última segunda-feira, 1º de setembro, o Governo de Roraima anunciou a entrega de novas viaturas e equipamentos destinados a fortalecer o sistema prisional estadual. O investimento totaliza mais de R$ 2,3 milhões, provenientes de recursos próprios do Governo e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), além de convênios estabelecidos com o ministério.
O propósito da iniciativa é assegurar melhores condições de trabalho para os profissionais da Polícia Penal, vinculados à Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejuc), com a disponibilização de materiais modernos voltados para as atividades de segurança, inteligência e ressocialização.
Estruturação da Segurança Pública
Com a chegada dos novos veículos, a frota da Sejuc atingiu o total de 78 viaturas. O governador Antonio Denarium enfatizou que a entrega reforça o compromisso da administração com a segurança pública.
“Estamos realizando os maiores investimentos da história de Roraima em segurança pública. Hoje, fortalecemos o trabalho da Polícia Penal com a entrega de viaturas e equipamentos, em um conjunto de ações que já resultou em mais de 500 veículos ofertados às forças de segurança, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal, além de munições e armamentos. A população é a principal beneficiária dessas ações”, afirmou o governador.
O vice-governador Edilson Damião acrescentou que essa entrega também potencializa ações voltadas para as mulheres.
“Na semana passada, entregamos viaturas específicas para o enfrentamento da violência contra a mulher. Essas medidas se somam a um trabalho firme da Segurança Pública, garantindo atendimento e resposta rápida em casos de feminicídio”, declarou.
Equipamentos Entregues
A relação de equipamentos entregues inclui:
- 1 embarcação com motor para atuação da Dicap (Divisão de Segurança e Captura);
- 1 viatura adaptada para o transporte de cães, destinada ao canil da Polícia Penal;
- 1 caminhão para logística das unidades prisionais;
- 100 televisores de 43 polegadas para atividades educacionais dos reeducandos;
- 7 drones para vigilância externa dos presídios;
- 29 notebooks para a área administrativa;
- 16 mil pares de chinelos de borracha, 2 mil kits de fardamento e tecidos para oficinas de corte e costura.
Ressocialização e Inovação no Sistema Prisional
O secretário da Sejuc, Hércules Ferreira, informou que esta é a primeira vez que drones são utilizados no sistema prisional de Roraima.
“Hoje é um dia histórico para a Polícia Penal. O caminhão vai reforçar a logística, a embarcação será crucial para a Dicap, os televisores apoiarão as atividades educacionais e os drones aumentarão a segurança ao redor dos presídios. Além disso, o investimento em tecidos, kits e calçados fortalece as iniciativas de ressocialização. Essas são medidas estratégicas que garantem eficiência e humanização ao sistema prisional”, enfatizou o secretário.