
Governo de Roraima Entrega Ferramentas para Agricultura Familiar
No último dia 19, o Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), entregou mais de 500 ferramentas agrícolas do Programa Planta Roraima a associações urbanas e indígenas do Território Yanomami. A iniciativa foi organizada em colaboração com a Cesan (Coordenação Estadual da Política de Segurança Alimentar e Nutricional).
Essa ação visa fortalecer a agricultura familiar e promover a segurança alimentar, ao oferecer kits de ferramentas que incentivam práticas agrícolas sustentáveis. O programa respeita os modos de vida tradicionais, contribuindo para a autonomia produtiva das famílias e promovendo o uso sustentável dos recursos naturais.
Durante o evento, também foram entregues mais de 200 redes do Programa Rede do Bem às comunidades indígenas do território, reforçando o compromisso com o apoio às iniciativas locais.
A secretária da Setrabes, Tânia Soares, destacou a importância da entrega: “Nosso objetivo é fortalecer a agricultura familiar, garantir a segurança alimentar e promover o desenvolvimento sustentável dessas comunidades. Ao fornecer recursos essenciais, incentivamos práticas que melhoram a saúde e contribuem para uma alimentação mais saudável.”
Ana Paula Lima, diretora do Centro Terapêutico Projeto Fazenda Impacto, mencionou que a entrega das ferramentas oferece uma chance para os beneficiários atuarem como forma de tratamento no Centro: “Será um meio de ressocialização para as acolhidas, através do cultivo e manuseio das plantas. Isso promove saúde, reduz ansiedade e melhora o bem-estar físico e mental.”
As associações beneficiadas incluem Ninam do Estado de Roraima, Sanuma, Yanomami, Yanomami Hutukara, Instituto Social Nova Vida Isnavi, Instituto Social Tenda da Benção, Centro Terapêutico Projeto Fazenda Impacto e a Associação Comunitária dos Sem Teto e Sem Terra de Roraima.
Sobre o Programa Planta Roraima
O Programa Planta Roraima tem como principal objetivo garantir que as famílias tenham acesso a alimentação saudável e ferramentas para a produção urbana de hortaliças. Além disso, busca estabelecer unidades de referência para capacitação em agricultura urbana e promover um espaço de integração social, trocas culturais e experimentações de modelos de hortas, por meio da construção de hortas comunitárias e canteiros nos quintais das famílias.