Força Aérea Brasileira combate incêndios no Pantanal com lançamento de mais de 330 mil litros de água
Introdução
O Comando Conjunto da Operação Pantanal, da Força Aérea Brasileira (FAB), divulgou que desde o dia 28 de junho vem atuando no combate às queimadas na região, lançando um total de 336 mil litros de água nos focos de incêndio. Somente no dia 11 de agosto, em dois voos realizados, foram despejados 24 mil litros de água em áreas atingidas pelo fogo.
Operação com o Sistema MAFFS
Os voos estão sendo operados com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS), que consiste em um equipamento com um tubo capaz de projetar água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até 12 mil litros em áreas de incêndio.
Primeira operação real com o KC-390 Millennium
O major aviador Rafael Portella Santos, comandante da missão realizada no Pantanal Sul-Mato-Grossense, destacou que essa é a primeira vez que a FAB opera o sistema MAFFS instalado no KC-390 Millennium em uma situação real. A preparação para esse momento incluiu diversos treinamentos simulados ao longo da operação da aeronave para capacitar os pilotos e tripulantes.
Etapas da operação com o MAFFS
O comandante explicou que a operação com o sistema MAFFS é dividida em etapas, iniciando com a coordenação em solo do ponto de combate às chamas. Em seguida, é feita a visualização do local, a avaliação de riscos para outras aeronaves semelhantes e a manutenção do contato com a equipe em terra. Após essas etapas, ocorre a primeira passagem para garantir precisão e segurança na operação, seguida pelo sobrevoo para o lançamento da água.
Retorno para abastecimento
Após o lançamento da água, a aeronave retorna para o abastecimento, podendo decolar novamente em aproximadamente 40 minutos para continuar a missão de combate aos incêndios.
Resultados da missão
Até o momento, a FAB já realizou 28 voos de apoio ao bioma Pantanal, totalizando 28 horas e 35 minutos de voo na região devastada pelas queimadas.