Encontro Internacional debate um modelo de Estado socialmente justo no Rio de Janeiro
Organizações da sociedade civil, especialistas e representantes de universidades e de organismos internacionais se reúnem de segunda-feira (22) a sexta-feira (26) para debater um modelo de Estado que garanta o desenvolvimento sustentável e a justiça social. O evento States of the Future, conhecido como Estados do Futuro em inglês, acontece na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.
Contexto global e impactos da pandemia
O encontro ocorrerá simultaneamente à reunião de ministros das Finanças e presidentes dos Bancos Centrais do G20, que representa as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e União Africana. O G20 terá sua reunião iniciada na quarta-feira (24), com reuniões preparatórias realizadas por vice-ministros e diretores dos ministérios de Finanças e Bancos Centrais nos dias anteriores.
Presenças ilustres e debates relevante
A programação do evento inclui conferências magnas e painéis no formato de talk-show, com a presença de figuras políticas como o presidente eleito do Conselho Europeu, António Costa, e a ex-presidenta do Chile, Michelle Bachelet. Além disso, professores e especialistas renomados participarão dos debates, como Ailton Krenak, Denise Ferreira da Silva, Mariana Mazzucato e Ha-Joon Chang.
Desafios e propostas para um desenvolvimento sustentável
De acordo com o BNDES, os governos enfrentam grandes desafios no cenário atual, que incluem avanços tecnológicos, pandemias, mudanças climáticas, novas ameaças à segurança transnacional e evoluções no mercado de trabalho. Nesse contexto, novas respostas são necessárias para a construção de um modelo de desenvolvimento mais sustentável e com justiça social.
Programação e temas em destaque
Os painéis do encontro irão abordar desafios de política industrial, econômica e de sustentabilidade, sob os impactos da pandemia de covid-19, de segunda-feira a quarta-feira. Além disso, serão debatidos o papel do Estado na liderança das mudanças necessárias e a construção de Estados resilientes e ágeis. A quinta e sexta-feira serão dedicadas a seminários e diálogos sociais sobre transformação digital, diversidade, futuro do trabalho no serviço público e transformação da educação.
Participantes e organizadores do evento
O evento é promovido pelo BNDES, em parceria com os Ministérios da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com o apoio de organizações como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Open Society Foundations. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, abrirá o evento, seguido pela diretora socioambiental do banco, Tereza Campello, e outros diretores da instituição.