Encontro do Instituto Marielle Franco e Asociación de Mujeres Afrocolombianas promove debates sobre representatividade de mulheres negras na política
O 2º Encontro de Congressistas e Lideranças Políticas Mulheres Negras 2024 é promovido pelo Instituto Marielle Franco (IMF) e Asociación de Mujeres Afrocolombianas, com o tema “Nossa força move a América Latina”. O evento, que celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, tem como foco reforçar o enfrentamento à violência política de gênero e raça. A programação acontece no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), na região portuária do Rio de Janeiro, com entrada gratuita.
Objetivos e Participantes do Encontro
O objetivo principal do evento é debater a violência política e os desafios enfrentados na representação política das mulheres negras na América Latina. Além disso, o encontro busca aproveitar o contexto pré-eleitoral brasileiro para discutir essas questões. Entre as presenças confirmadas estão a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e diversas deputadas federais, como Erika Hilton (PSOL-SP) e Talíria Petrone (PSOL-RJ).
Situação na Colômbia e Desafios para Mulheres Afrodescendentes
Lígia Batista, diretora executiva do Instituto Marielle Franco, ressalta os desafios enfrentados pelas mulheres afrodescendentes na América Latina. No caso da Colômbia, ela destaca a vulnerabilidade enfrentada por mulheres afro-colombianas, devido à violência e à desproteção de seus direitos humanos. No Brasil, a falta de políticas públicas que protejam as mulheres também é mencionada como um desafio a ser enfrentado.
O encontro tem início às 18h, com uma recepção musical seguida por debates com ativistas, congressistas e autoridades brasileiras e colombianas. O encerramento contará com uma roda de samba do grupo Odaraô e musicas do DJ Rafé. Além disso, haverá um espaço para gastronomia e bar, coordenado pelas integrantes do Festival D’Benguela. O evento também contará com o Espaço Coruja, destinado à recreação das crianças.