Candidatos à presidência da Venezuela votam neste domingo
Edmundo Gonzalez
O candidato à oposição na Venezuela, Edmundo Gonzalez, foi às urnas neste domingo, 28, em Caracas. Durante uma breve conversa com jornalistas, ele afirmou que aguardará o resultado do Conselho Nacional Eleitoral, acrescentando que possuem seus próprios mecanismos para acompanhar o andamento do processo eleitoral. A transmissão de suas declarações ocorreu em uma live em sua conta no TikTok, porém, a transmissão enfrentou instabilidade.
Nas redes sociais, Gonzalez havia convocado os eleitores a exercerem o direito ao voto, cumprimentando especialmente os venezuelanos que estão no exterior votando “desde muito cedo”. Ele destacou: “Isso também é por vocês”. O candidato assumiu a posição após a vencedora das prévias, Maria Corina Machado, ser impedida pelo Supremo Tribunal de Justiça de concorrer a qualquer cargo por 15 anos.
Segundo a última pesquisa divulgada pela AtlasIntel na sexta-feira, 26, Gonzalez aparece como o favorito na corrida eleitoral, com 51,9% dos votos, enquanto o atual presidente Nicolás Maduro ocupa o segundo lugar, com 44,2%.
Nicolás Maduro
Os locais de votação na Venezuela começaram a receber os eleitores neste domingo às 6h no horário local (7h no horário de Brasília) para as eleições presidenciais do país. O atual presidente e candidato à reeleição, Nicolás Maduro, também já votou e declarou que irá “garantir” que os resultados das eleições sejam respeitados, caso vença o pleito e conquiste um terceiro mandato de seis anos.
Maduro destacou que reconhecerá o arbitro eleitoral, os boletins oficiais e assegurará que os resultados sejam respeitados. Ele fez um apelo aos demais 10 candidatos presidenciais para que respeitem o processo eleitoral e declarou publicamente que irá garantir a integridade do boletim oficial do Conselho Nacional Eleitoral.