Carreta dos Direitos Leva Serviços Essenciais à População em Roraima

Flávio Monteiro, de 33 anos, se aproveitou da Carreta dos Direitos para renovar e solicitar a segunda via de sua documentação. Ele já estava com a identidade e a certidão de nascimento danificadas e, por isso, se dirigiu à Avenida São Sebastião, nº 1195, no bairro Santa Tereza, onde a ação está ocorrendo até o dia 25 de julho, das 8h às 14h.
“Vim tirar a Identidade Nacional e pedir a segunda via da certidão de nascimento, que já está bastante antiga. No trabalho, também pediram a renovação dos documentos e é preciso que tudo esteja em dia. Minha identidade se desfez há um tempo e, na correria do dia a dia, não consegui resolver isso. Hoje, passando por aqui, vi a oportunidade e aproveitei para regularizar”, relatou Flávio.

A Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) faz parte desta iniciativa, oferecendo atendimentos nas áreas cível, criminal, mediação de conflitos e emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito.
“Nesse evento, disponibilizamos os principais serviços da Defensoria Pública. Um deles é a emissão da segunda via do registro civil, que inclui certidões de casamento, nascimento e óbito. Também temos a Câmara de Conciliação, que ajuda na realização de acordos. Para ser atendido, a pessoa deve trazer documentos como RG, CPF e comprovante de residência e informar qual é a sua necessidade”, explicou Gabrielle Teixeira, assessora jurídica da Defensoria Itinerante.

A ação é realizada em parceria com a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (SETRABES), o Instituto de Identificação Odílio Cruz, a Receita Federal, a Justiça Federal, o INSS, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), a Justiça Itinerante e o Centro Integrado da Pessoa com Deficiência (CIAPD). Além do apoio institucional, os parceiros oferecem serviços diretos à população.
“Contar com essa parceria é fundamental, pois, além dos serviços que já disponibilizamos em nosso centro, a Defensoria Pública vem para somar e ampliar o acesso da comunidade a atendimentos essenciais, com qualidade e acolhimento”, comentou Milva Monego, coordenadora do CIAPD.
Documentação Necessária para Atendimento
Para ser atendido pela DPE-RR, é preciso apresentar um documento oficial com foto (como RG ou CNH), CPF, comprovante de residência, comprovante de renda e outros documentos relacionados à sua demanda, como contratos, processos judiciais ou laudos médicos.