Acidente aéreo na Finlândia resulta na morte de dois pilotos alemães
Dois pilotos alemães perdem a vida em acidente aéreo
Na quarta-feira, 16 de junho, um trágico acidente aéreo ocorreu nas proximidades do aeroporto de Rayskala, no sul da Finlândia, resultando na morte de dois pilotos alemães. Os pilotos estavam a bordo de um avião da Segunda Guerra Mundial, o T-6 Texan, que caiu e pegou fogo logo após decolar. As autoridades finlandesas confirmaram os óbitos no dia seguinte.
Falha no motor é indicada como possível causa do acidente
De acordo com informações fornecidas pela polícia local em comunicado oficial, o avião de pequeno porte T-6 Texan, introduzido em 1930 e atualmente utilizado principalmente em exibições aéreas, perdeu altitude logo após decolar e acabou pegando fogo. Investigadores acreditam que uma falha no motor pode ter sido a causa do acidente. A tragédia chocou a comunidade aeronáutica e levantou questões sobre a segurança das aeronaves antigas.
Pilotos eram experientes e a aeronave era única no país
Os dois pilotos envolvidos no acidente eram considerados “experientes” pelas autoridades locais. O avião T-6 Texan utilizado no voo foi fabricado em 1942 e era o único exemplar do seu tipo presente na Finlândia. Recentemente vendido, a aeronave estava em um voo de testes antes de ser enviado de volta à Alemanha, seu destino final.
Avião estava sob inspeção e acidente ocorreu durante voo de testes
O T-6 Texan estava na Finlândia desde 2020 e havia passado por uma inspeção no mês anterior ao acidente. O aeroporto de Rayskala, onde a tragédia aconteceu, é conhecido por ser o maior centro de aviação esportiva entre os países nórdicos, localizado a aproximadamente 100 quilômetros de Helsinque. A queda do avião gerou comoção e levantou debates sobre as medidas de segurança adotadas para voos históricos e testes de aeronaves antigas.