
O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) participou do primeiro dia do 83º Encontro Nacional de Detrans, que teve início na terça-feira, 9, em Foz do Iguaçu. O evento, promovido pela Associação Nacional dos Detrans, ocorrerá até sexta-feira, 12, e tem como objetivo discutir políticas públicas, inovação e segurança viária.
Durante os fóruns temáticos, os servidores do Detran-RR participaram ativamente em debates sobre sustentabilidade, tecnologia, gestão de infrações, habilitação, educação, fiscalização, veículos, sinistros de trânsito, questões jurídicas, Lei Seca e comunicação.
Raimundo Alves, um servidor do Detran-RR com 18 anos de experiência, ressaltou a relevância de sua participação no evento. “Discuti sobre Educação para o Trânsito e Habilitação, temas que considero essenciais para trocarmos experiências e levaremos conhecimento útil para nosso Estado, beneficiando a sociedade roraimense”, declarou.
No fórum dedicado a sinistros de trânsito, Elisama Nascimento, responsável pela seção de estatística do Detran-RR, compartilhou dados importantes sobre o estado.
<p“Durante o encontro, abordamos a intersetorialidade e seu efeito nas ações de segurança no trânsito, apresentando os avanços realizados em Roraima. Esta troca de experiências foi essencial para o progresso das discussões em âmbito nacional”, destacou Elisama.
A programação do evento inclui a participação de Diego Aragão, presidente do Detran-RR, no painel que discutirá os desafios enfrentados pelo departamento em meio à crise migratória da Venezuela, com destaque para a quinta-feira, 11.
<p“Roraima enfrenta uma situação única devido ao deslocamento intenso de migrantes. Isso traz novos desafios ao Detran, tanto na capacitação de condutores quanto na organização do sistema de fiscalização e serviços. Participar deste encontro é fundamental para intercambiar experiências e buscar soluções adaptáveis ao nosso contexto”, enfatizou Aragão.
O Encontro Nacional de Detrans se destaca como o principal ponto de interação do setor, promovendo o diálogo, a atualização técnica e a formulação de políticas públicas que visam fortalecer a segurança viária e a inovação no Brasil.