Tragédia no Santuário Nossa Senhora da Conceição
A queda do telhado do Santuário Nossa Senhora da Conceição, situado na zona norte de Recife, resultou na morte de duas pessoas e deixou mais de 20 feridos na tarde desta sexta-feira, 30 de Julho.
Causas do acidente e resgate das vítimas
As autoridades já iniciaram um inquérito para investigar as causas do acidente. A prefeitura de Recife decretou luto de três dias em respeito às vítimas e afirmou que todos os sobreviventes foram prontamente atendidos e encaminhados a hospitais da região.
Relato de sobrevivente
Um dos sobreviventes, Fábio da Silva Barros, de 39 anos, sofreu escoriações devido ao desabamento do teto da igreja. Ele relata que estava no local com familiares quando ouviu um estrondo e viu o telhado desabando. Fábio acabou ferido, mas conseguiu ajudar sua mãe, que ficou presa nos escombros.
Fábio recebeu atendimento médico, teve alta, mas sua mãe precisou ser hospitalizada por ter fraturado o braço. Outros familiares que estavam presentes também foram liberados após avaliação da equipe de resgate.
Atendimento aos feridos
A prefeitura informou que 24 pessoas foram atendidas em unidades de saúde da região, com quatro delas sendo encaminhadas para hospitais locais para tratamento especializado.
Reviravolta nas investigações: painéis solares sob suspeita
O susto da tragédia foi seguido por uma reviravolta nas investigações. Recentemente, o Santuário da Conceição havia instalado painéis solares como parte de um projeto de sustentabilidade energética. O prefeito João Campos anunciou que a presença desses painéis será investigada como uma possível causa do acidente.
A empresa responsável pela instalação dos painéis, Sun Brasil, garante que está colaborando com as autoridades para esclarecer o ocorrido. Segundo a empresa, a igreja possuía um laudo estrutural que autorizava a instalação dos painéis. A empresa também levantou a hipótese de que a força dos ventos naquele dia teria sido inusual, o que poderia ter contribuído para o desabamento.
Até o momento, a reportagem não conseguiu contato com os responsáveis pelo santuário para comentar sobre o assunto.