As intensas chuvas que vem atingindo o Rio Grande do Norte desde a semana passada não deram trégua durante todo o último fim de semana, causando estragos e transtornos em várias cidades, principalmente na região metropolitana de Natal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas devem continuar intensas nas próximas horas, deixando autoridades e a população em geral em alerta.
A cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal, foi uma das mais afetadas, registrando 143 milímetros (mm) de chuva entre ontem (16) e hoje (17). Diante desse cenário, a prefeitura tomou medidas emergenciais, como reforço na limpeza de bueiros e canais de drenagem, além do monitoramento contínuo de áreas de risco e das condições climáticas.
Na capital potiguar, choveu 73 mm entre as 7h de domingo e o mesmo horário de segunda-feira, agravando a situação já enfrentada por muitos moradores. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) precisou suspender as viagens das linhas Norte e Sul, que só foram restabelecidas perto do fim da manhã de hoje, após a mobilização de 40 trabalhadores.
Além disso, as chuvas danificaram um sistema essencial para o fornecimento de energia elétrica do edifício-sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, levando à suspensão do expediente até pelo menos amanhã (18).
O prefeito de Natal, Paulinho Freire, destacou o esforço da equipe para atender a população afetada pelas chuvas, principalmente na zona norte da cidade. No agreste potiguar, as chuvas também foram intensas, com registros de precipitação superiores a 100 mm em algumas cidades.