
Caer Recebe Novos Hidrômetros para Aumentar a Eficiência nos Serviços
A Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) anunciou a chegada de mais sete mil medidores de água, com o objetivo de aprimorar a eficiência dos serviços de medição no estado.
Esses hidrômetros são essenciais para que a companhia possa monitorar o volume de água consumido mensalmente em cada imóvel e, assim, calcular de forma precisa o valor a ser faturado, com tarifas que, atualmente, são as quartas mais baixas do Brasil, fixadas em R$ 38,65 para cada 10 mil litros consumidos.
Segundo o presidente da Caer, James Serrador, “o combate a perdas de água tratada no sistema de distribuição é uma das principais frentes de atuação da Caer, trabalho que requer grandes investimentos e traz vantagens significativas, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental e social”.
Nos últimos cinco anos, a Caer investiu na aquisição de 65 mil hidrômetros. Em 2020, foram comprados e instalados 45 mil medidores, enquanto em 2025, a companhia adquiriu mais 20 mil. Desses, 10 mil medidores foram entregues nos últimos quatro meses e estão sendo instalados gradativamente, tanto na capital quanto no interior do estado. Essa ação visa garantir uma medição mais transparente do consumo e minimizar as perdas de água tratada.
A substituição dos antigos equipamentos não apenas assegura medições exatas, mas também contribui significativamente para uma cobrança justa aos consumidores, reduzindo substancialmente as perdas de água e colaborando para a eficiência da empresa.