O diretor Kleber Mendonça compartilhou, em suas redes sociais, um registro do Cinema Glauber Rocha, em Salvador, lotado para as sessões de “O Agente Secreto”, na segunda-feira (12), em Salvador, após uma noite especial de conquistas no Globo de Ouro. Nas imagens, é possível ver uma grande fila de pessoas aguardando para adquirir os ingressos e entrar nas salas. “Parece pré-estreia”, comentou o diretor.
O filme “O Agente Secreto”, do diretor Kleber Mendonça Filho, conquistou dois prêmios do Globo de Ouro 2026, que aconteceu na madrugada da última segunda-feira. A produção nacional trouxe para o Brasil os prêmios das categorias de Melhor Filme de Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, conquistado por Wagner Moura, que interpreta o personagem principal da trama.
Não é a primeira vez que uma produção brasileira leva um Globo de Ouro, mas, após 27 anos, desde que Central do Brasil conquistou o prêmio, é de se esperar que a vitória desperte um sentimento de orgulho nacional nos corações dos brasileiros.
A cerimônia de premiação – evento importante entre os amantes de cinema – teve início na noite de domingo (11), no hotel The Beverly Hilton, localizado em Los Angeles, nos Estados Unidos. A grande estrela da noite foi o filme “Uma batalha após a outra” – produção mais indicada ao prêmio – do cineasta Paul Thomas Anderson, estrelando Leonardo DiCaprio, que ganhou quatro categorias: Melhor Direção em Filme, Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Roteiro em Filme e Melhor Atriz Coadjuvante em Filme. Essa foi a primeira vez que Paul Thomas Anderson conquistou um Globo de Ouro.
Destaque internacional
Além de reconhecimento na premiação, o filme foi assunto em muitos jornais pelo mundo. O jornal “The Guardian”, do Reino Unido, comentou sobre Wagner Moura ter conquistado uma estatueta um ano após Fernanda Torres vencer também um Globo de Ouro.
Já o jornal espanhol “El País” destacou que, concorrendo uma categoria super disputada, a produção brasileira desbancou filmes estrangeiros, especialmente europeus, e levou a categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa.
A obra
“O Agente Secreto”, thriller político brasileiro, explora a história de Marcelo – interpretado por Wagner Moura – um professor universitário e especialista em tecnologia que decide deixar São Paulo e voltar para Recife em busca de um recomeço. Chegando lá, na época do Carnaval, ele percebe que a cidade está sob vigilância e ele mesmo começa a ser observado. Toda essa trama acontece no cenário da ditadura militar, em meio a tensão política e opressão do regime.






