
PCRR Conclui Curso de Operações Policiais com Ênfase em APH Tático
A Polícia Civil de Roraima (PCRR), por meio do Núcleo de Ensino e Pesquisa (Nupen), finalizou nesta segunda-feira, 15, o módulo de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático do inédito Curso de Operações Policiais (I COP), que visa aprimorar a capacitação de seus agentes.
O I COP começou no dia 3 de setembro com 27 participantes. A primeira fase do curso foi realizada em uma fazenda na zona rural, onde os alunos se adaptaram a condições adversas, uma importante etapa preparatória.
Nesta fase inicial, os policiais passaram por instruções de sobrevivência na selva, aprenderam a construir abrigos improvisados, buscar alimentos e realizar atividades de patrulha rural, além de enfrentar testes psicofísicos para avaliar sua resistência e controle emocional.
Durante o curso, os policiais também foram desafiados em estações que exigiram alto desempenho físico, resistência psicológica e raciocínio rápido, fundamentais para situações extremas.
Nos dias 12 a 15 de setembro, a disciplina de APH Tático foi o foco dos treinamentos. Na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago, 14 participantes receberam instruções práticas e teóricas para atendimento em cenários de risco, incluindo situações de confronto armado.
Os cenários abordados envolveram desde a segurança da equipe até o controle de hemorragias e técnicas de evacuação em situações de emergência.
A etapa final do curso ocorreu no estande de tiro da PCRR, onde os alunos praticaram o Escape de Aeronave Submersa e o embarque e desembarque em helicóptero, sob a orientação de instrutores da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que também disponibilizaram a aeronave para essa fase do treinamento.
O delegado Paulo Henrique Tomaz, coordenador do curso, destacou a importância da integração das técnicas de operações policiais, com o uso de aeronaves, que capacita os agentes para resgates em áreas de difícil acesso e melhora a colaboração entre as forças de segurança.
Para ele, as aulas práticas com a aeronave enriqueceram o aprendizado dos participantes ao ensinar como abordar e se comportar no ambiente aéreo.
“Essa preparação envolvendo alunos de várias forças, como a PRF, Polícia Penal e Guarda Municipal, resulta em operadores qualificados, prontos para atender a população com eficiência, tanto em operações anti-crime como em missões complexas”, afirmou o delegado.
A instrutora convidada do curso, a comissária Audrey Zago, da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, enfatizou a importância da qualificação e da troca de experiências durante o treinamento.
“Ensinamos aos alunos como salvar vidas. Aqueles que continuam no curso estão aptos a socorrer não apenas colegas, mas também a comunidade. O treinamento com helicóptero é crucial, pois há situações em que o acesso por terra é inviável, e saber como agir em um ambiente aéreo é fundamental. O conhecimento adquirido aqui tem aplicação em todo o Brasil, e vemos a evolução desses policiais com grande orgulho”, ressaltou.
O Curso de Operações Policiais (I COP)
A iniciativa do Curso de Operações Policiais, promovida pela PCRR através do Nupen, reforça a estratégia da instituição de capacitar os agentes para enfrentar desafios em ambientes urbanos e rurais, fortalecendo a resposta a operações complexas e contribuindo significativamente para a segurança da população.