
Inadimplência das Empresas no Norte do Brasil
De acordo com o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, o Norte do Brasil fechou junho de 2025 com 430.902 empresas negativadas. O estado do Pará apresentou a maior taxa de inadimplência, alcançando 40,4%. Logo após estão o Amazonas (39,7%) e o Amapá (39,4%). Em contrapartida, Roraima se destacou por ter o menor índice da região, com 26,7% das empresas com dívidas em aberto.
Cenário Nacional de Inadimplência
No âmbito nacional, o mês de junho trouxe um recorde preocupante: 7,8 milhões de empresas estavam com contas em atraso, representando 32,9% do total de companhias atuantes no Brasil. A economista-chefe da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, destaca que esses dados refletem as consequências da política monetária restritiva. Segundo ela, a situação se assemelha a uma correnteza que, após um aperto financeiro inicial, deságua em uma crescente inadimplência.
Gráfico abaixo ilustra as tendências de inadimplência nos últimos 12 meses:
Comparando com maio de 2025, houve um aumento de mais de 100 mil negócios inadimplentes. Dentre esses, 7,4 milhões eram Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), um indicativo de que a deterioração financeira está atingindo empresas com menor capacidade de pagamento, conforme complementa Camila.
Distribuição Setorial da Inadimplência
A pesquisa revelou que 53,8% das empresas negativadas no mês de junho pertenceram ao setor de “Serviços”, enquanto 33,9% foram do setor “Comércio”. Abaixo, veja a tabela que compara os dados mensais e anuais sobre a inadimplência:
Total de Débitos em Atraso
Em junho de 2025, a soma total de dívidas no Brasil atingiu R$ 188,4 bilhões, com uma média de 7,4 boletos em aberto por CNPJ e um valor médio de R$ 24.178,8 devido por empresa.
Análise por Unidades Federativas
Apesar de São Paulo liderar na quantidade de empresas inadimplentes, com 2.661.866 registros, o Distrito Federal tem a maior proporção de negativados, alcançando 42,7%. Confira os dados completos nos gráficos e na tabela a seguir:
Metodologia do Indicador
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas é uma métrica que quantifica o número de empresas brasileiras que estão inadimplentes, ou seja, com ao menos um compromisso vencido e não pago. Os dados são apurados no último dia do mês e segmentados por Unidade Federativa (UF), porte e setor econômico.