
Até o dia 6 de setembro, o Centro Amazônico de Fronteira (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) recebe a Prefeitura de Boa Vista em um dos maiores eventos de inovação e desenvolvimento sustentável da Amazônia: o AmazonTech 2025.
Durante a abertura do evento, o prefeito Arthur Henrique destacou a evolução da inovação e tecnologia em Boa Vista nos últimos anos, ressaltando como esses avanços têm potencial para alavancar o desenvolvimento econômico em setores como agricultura, turismo e educação.
“Temos empresas em Boa Vista competindo com grandes corporações internacionais devido à inovação tecnológica. Um exemplo é uma startup do CMI que criou uma simulação do ambiente de nossa cidade através de óculos de realidade virtual. Todos os alunos da rede municipal, incluindo os das zonas urbana, rural e comunidades indígenas, participam das aulas com esses recursos, ampliando seu conhecimento sobre Boa Vista”, afirmou o prefeito.
No estande da prefeitura, os visitantes podem conhecer os serviços e investimentos realizados pela gestão nas áreas de inovação digital, soluções sustentáveis, economia e cultura. Um dos principais focos da programação é o agronegócio, setor que recebe novos investimentos constantemente.
Investimentos no campo
Com foco em impulsionar a economia local, a gestão atual já aplicou mais de R$62 milhões no agronegócio. Entre as inovações estão sistemas de irrigação alimentados por energia solar e o uso de drones, que têm proporcionado um trabalho mais eficiente e sustentável no campo.
Roy Rogeres, superintendente do Centro de Difusão Tecnológica (CDT), destacou a importância da sustentabilidade e como o sistema fotovoltaico já beneficia mais de 200 famílias no município. “Além disso, oferecemos atendimento anual com serviços de máquinas, escavação de tanques e assistência técnica”, explicou.
O estudante Bruno Henrique, que deseja atuar nas áreas de tecnologia e agronegócio, ficou impressionado com a robótica. “Foi incrível aprender como a robótica pode impactar a agricultura”, comentou.
Economia, tecnologia e empreendedorismo em ação
A Prefeitura de Boa Vista também tem promovido a liberdade econômica por meio do programa Descomplica, lançado em 2021. A iniciativa tem reduzido a burocracia e facilitado a criação de emprego e renda, garantindo agilidade e transparência nas atividades econômicas.
Entre os resultados, destaca-se a conquista do 1º lugar na categoria de alvarás mais rápidos do Brasil, de acordo com o Relatório Doing Business do Banco Mundial, além do 1° lugar entre as capitais com maior liberdade para empreender, conforme ranking do Governo Federal.
Danielly Peres, representante da Agência Municipal de Empreendedorismo e Inovação (AME BV) e do Centro Municipal de Inovação (CMI), explicou aos visitantes sobre as oficinas e capacitações disponíveis, além de esclarecer dúvidas sobre as aulas de robótica destinadas ao público infantil.
“As pessoas costumam achar que a AME atua apenas na concessão de linhas de crédito, mas nosso foco é também o acompanhamento técnico do empreendedor, através de capacitações e oficinas, além de sanar dúvidas sobre as turmas de robótica”, afirmou.
Desde sua criação em 2022, a AME já beneficiou mais de 1.900 empreendedores com um total de R$7,5 milhões em investimentos, promovendo o empreendedorismo em Boa Vista.
Cultura
No estande, os visitantes também podem conhecer a atuação da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), que divulga o calendário de eventos da cidade e oferece brindes, como garrafas, blocos de notas e paçoca. Um dos eventos destacados é a 4ª edição do Mormaço Cultural, que ocorrerá de 12 a 21 de setembro no Teatro Municipal e no Parque do Rio Branco.