
Entregas de Viaturas Fortalecem Ações contra Violência Doméstica em Roraima
Na última sexta-feira, 29 de agosto, o Governo de Roraima inaugurou quatro novas viaturas para o Programa Ronda AME Maria da Penha da Polícia Militar. O evento, realizado na lateral do Palácio Senador Hélio Campos, simboliza um avanço nas iniciativas de combate à violência doméstica e familiar no estado. Desde 2017, mais de 500 viaturas foram entregues para fortalecer todas as forças de segurança.
Os novos veículos foram adquiridos através de um convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), totalizando um investimento de R$ 536 mil. O projeto prevê a entrega de oito viaturas, com mais quatro picapes a serem disponibilizadas em breve.
O governador Antonio Denarium enfatizou a constante presença das forças de segurança em todas as regiões do estado e reafirmou o compromisso do Governo em implementar medidas efetivas para proteger as mulheres.
“Com essas viaturas especializadas e equipes capacitadas da Polícia Militar, estamos preparados para atender tanto situações emergenciais quanto ações preventivas no cotidiano. Este investimento visa fortalecer nossa missão de proteger as mulheres do estado”, declarou Denarium.
A secretária da Segurança Pública, Carla Rodrigues, destacou que o combate à violência contra a mulher é uma prioridade contínua. Durante o mês de agosto, diversas campanhas foram intensificadas para conscientizar a população.
“Sob a liderança do governador Antonio Denarium, a segurança foi reforçada em todas as áreas, com a entrega de viaturas, equipamentos e treinamento. Com as campanhas de conscientização e a Operação Shamar, ampliamos ainda mais nossas ações contra a violência doméstica”, informou.
Carla ressaltou também que as forças de segurança atuam em três frentes: prevenção, repressão e empoderamento das mulheres, para que se sintam seguras ao denunciar.
“Atualmente, a Patrulha Maria da Penha está presente em diversos municípios, garantindo atendimento também às mulheres fora da capital. Amanhã encerramos a programação do mês com a Corrida Agosto Lilás para mobilizar a população contra a violência doméstica”, acrescentou.
O comandante-geral da PMRR, coronel Overlan Lopes, destacou que os recentes avanços na segurança pública são fruto do apoio do Governo do Estado e da confiança da população. Ele lembrou que Roraima se destacou nacionalmente na redução de crimes violentos intencionais.
“O Governo do Estado está comprometido com a segurança pública. Roraima é líder na redução de 37% dos crimes violentos intencionais, com a polícia atuando em diversas áreas, como comércio e escolas, o que é resultado do suporte logístico e estrutural do Governo”, declarou.
O que é o Ronda AME Maria da Penha?
Lançado em março de 2024, o Programa Ronda AME Maria da Penha visa oferecer proteção e atendimento humanizado a mulheres vítimas de violência doméstica. Atualmente, o programa já está atuando em Boa Vista, Bonfim, Rorainópolis e São Luiz do Anauá, com expansão prevista para Pacaraima e Caracaraí.
Coordenado pela Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (COPCDH) da PMRR, o programa integra ações de prevenção, atendimento especializado e acompanhamento das vítimas.
As viaturas entregues estarão disponíveis para atender todas as demandas relacionadas à violência doméstica, em articulação com a Casa da Mulher Brasileira.
A subtenente Sisley Bezerra Picanço, responsável pelo Programa Ronda AME, explicou que a iniciativa atua em três frentes principais: atendimento a ocorrências, ações educativas e visitas solidárias a mulheres que já sofreram violência.
“O Ronda AME Maria da Penha é acionado principalmente pela própria vítima, mas também por vizinhos ou familiares que testemunham a violência. Além disso, promovemos palestras em escolas e orientações sobre os tipos de violência e direitos assegurados pela Lei Maria da Penha. As visitas solidárias a mulheres atendidas também são uma parte importante do nosso trabalho”, detalhou.
Ela ressaltou ainda a relevância das novas viaturas entregues, que potencializam a proteção às mulheres e ampliam a eficácia das ações da polícia. “Trabalhamos de maneira humanizada, pois reconhecemos que a violência contra a mulher impacta também filhos e comunidades. Este investimento do Governo fortalece tanto a polícia quanto a coletividade”, completou.
Entre 2024 e 2025, o Ronda AME atendeu 6.594 chamadas via 190, registrou 3.376 boletins de ocorrência, realizou 1.608 visitas solidárias e alcançou 9.577 pessoas em palestras educativas.
Parcerias com o Legislativo
Durante a cerimônia, foi assinado um termo de comodato para a cedência da área onde funcionará a nova sede da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário e o Pelotão do Tático Ostensivo Rodoviário da PMRR, resultado da colaboração entre o Governo e a câmara de vereadores de Boa Vista.
A vereadora Jeu Nunes destacou a importância de fortalecer as políticas de proteção às mulheres e o impacto positivo da chegada das novas viaturas na segurança do estado. “Nós, como mulheres, sabemos a importância de estarmos unidas em defesa de outras. Com mais viaturas nas ruas, garantimos mais segurança”, explicou.
Por sua vez, a vereadora Pastora Carla Messias ressaltou que a entrega das novas viaturas vai além de um reforço na frota, simbolizando cuidado e acolhimento às mulheres de Roraima. “Não se trata apenas da entrega de viaturas, mas de proporcionar mais proteção e apoio para todas as mulheres do nosso estado”, concluiu.
O defensor-geral do Estado, Oleno Matos, parabenizou a iniciativa do Governo e ressaltou a importância da colaboração entre os órgãos de segurança e o sistema de justiça no combate à violência doméstica. “Os números em Roraima ainda são preocupantes, mas as mulheres demonstram mais coragem para denunciar, evidenciando uma demanda que anteriormente não era visível. Diariamente, estamos avançando para reduzir esses índices”, destacou.